
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (10), a aplicação da vacina contra a bronquiolite, recém-liberada pelo Ministério da Saúde para todo o país. O Estado de Mato Grosso recebeu 15.580 doses, sendo 1.300 destinadas a Várzea Grande.
O imunizante integra a estratégia nacional de proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. As doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Município, com exceção da unidade do Capão Grande — em reforma, mas atendendo a população na unidade do 24 de Dezembro — e da unidade na Passagem da Conceição.
A vacina é aplicada em dose única e indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação (sete meses). Segundo o Ministério da Saúde, a expansão da vacinação visa proteger os grupos mais vulneráveis às formas graves de infecções respiratórias, reduzindo internações e óbitos, especialmente no período de maior circulação viral.
DISTRIBUIÇÃO E INÍCIO DA VACINAÇÃO - O superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Carlos Valadares, explica que as doses serão distribuídas às unidades já na terça-feira (9), garantindo que na quarta-feira o imunizante esteja disponível para toda a população contemplada.
“Estamos organizados para que todas as unidades recebam as doses ainda na terça-feira. Assim, na quarta-feira, as gestantes, especialmente aquelas a partir de 28 semanas de gestação, já poderão procurar a sala de vacina com segurança”, reforçou o superintendente.
COMO SERÁ O ATENDIMENTO? - A vacinação será realizada no horário de funcionamento de cada unidade, das 7h às 17h.
Para gestantes, é necessário estar em acompanhamento de pré-natal, onde já são repassadas as orientações sobre o calendário vacinal e o encaminhamento para a imunização conforme a idade gestacional adequada.
IMPORTÂNCIA DO IMUNIZANTE - A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que a chegada da vacina é importante para o Município e reforça o compromisso com a proteção da população mais vulnerável.
“A bronquiolite é uma das maiores causas de internação de bebês no Brasil. A vacina vem para salvar vidas, reduzir hospitalizações e ampliar o cuidado com nossas famílias. Orientamos que todos os públicos elegíveis procurem a unidade mais próxima e garantam sua proteção”, afirmou a secretária.
CONTRAINDICAÇÕES - A vacina é contraindicada apenas para pessoas com histórico de alergia grave. Fora isso, a aplicação é considerada segura e altamente recomendada como estratégia de prevenção contra as doenças respiratórias agudas.
PROTEÇÃO GARANTIDA - De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante estimula a produção de anticorpos nas gestantes, que são transferidos ao bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida, fase em que o risco de complicações é maior.
A Prefeitura de Várzea Grande reforça o convite para que as gestantes a partir de 28ª semana procurem a unidade de saúde mais próxima e se vacinem.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!