A partir de amanhã, 1º de julho, a vacina contra a influenza estará disponível gratuitamente para toda a população de Várzea Grande, conforme o calendário do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A ampliação do público-alvo marca uma nova fase da campanha, iniciada em abril, com foco nos grupos prioritários, crianças de seis meses a menores de 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, entre outros.
Desde o início da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado ações de vacinação para alcançar o maior número de pessoas dos grupos prioritários. Agora, com a liberação para o público em geral, a pasta reforça a importância da imunização como forma de prevenção às síndromes gripais e às complicações causadas pelo vírus da influenza.
“Estamos com as doses disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A vacina é gratuita e fundamental para reduzir os casos graves de síndrome respiratória e evitar a superlotação nas unidades de pronto atendimento”, reforça a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. O horário de vacinação nas unidades de saúde é das 8h às 16h30.
A gerente de Vigilância Epidemiológica do Município, Alessandra Carreira, faz um alerta: “A síndrome respiratória é uma realidade. Temos observado um aumento de casos e, infelizmente, algumas situações que evoluem para óbito. Por isso, é fundamental que a população aproveite esse momento em que a vacina está liberada para todos e busque uma unidade para se proteger”.
A vacina é segura, eficaz e recomendada anualmente como estratégia de proteção coletiva e individual. A Secretaria de Saúde orienta para que todos levem um documento com foto e o cartão SUS, caso tenham.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!