UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

POLITICA

Várzea Grande digitaliza processos, regulariza áreas e projeta novas obras

Por Secom Pref. VG
Publicado em 25-04-2025 às 08:17hrs
“Transformação Urbana: É apenas o começo de um ciclo promissor. Nosso foco é construir uma cidade mais justa, com planejamento técnico e políticas públicas que alcancem quem mais precisa. Várzea Grande tem pressa, e estamos trabalhando para entregar resultados concretos”, afirma secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação Manoela Rondon
Várzea Grande digitaliza processos, regulariza áreas e projeta novas obras

Sistema digital para aprovação de processos, regularização de 99% dos processos de Desenvolvimento Urbano, retomada e avanço do processo entrega dos títulos de núcleos habitacionais da cidade, revisão e propostas de alterações legislativas do Código de Obras, EIV, Zoneamento e Lei 4483/2019, além da execução de projetos arquitetônicos para importantes obras públicas como a Maternidade Municipal, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e para um novo centro de atendimento a pessoas em situação de rua. Essas são apenas alguns dos resultados alcançados nos primeiros 100 dias de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação de Várzea Grande.

O balanço de ações apresentado pela secretária da pasta, Manoela Rondon, traz avanços expressivos nas áreas de desenvolvimento urbano, habitação e regularização fundiária, com destaque para a modernização dos processos, revisão de legislações e importantes ações sociais.

Entre os principais está a implantação do sistema digital de aprovação de processos, que visa dar mais celeridade aos trâmites e facilitar o acesso dos contribuintes. “Em 100 dias, Várzea Grande moderniza a gestão urbana e entrega resultados concretos. A transformação digital é um dos pilares da nossa gestão. Estamos implementando um novo sistema que tornará os processos mais ágeis, seguros e transparentes”, afirmou a secretária Manoela Rondon.

Outro ponto que chama atenção é o avanço na análise de processos de desenvolvimento urbano, com 99% de regularização. Foram 941 processos analisados, 278 alvarás emitidos e 40 habite-se concedidos. Além disso, a secretaria desenvolveu estudos para alterar legislações importantes, como a Lei nº 4.483/2019, para permitir a regularização de edificações já consolidadas e a revisão do Código de Obras e Posturas, com proposta que prevê a opcionalidade de construção de muros em habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, faixas 1 e 2.

Também estão em andamento revisões na legislação do EIV/RIV e do zoneamento urbano, com o objetivo de modernizar e adequar o crescimento da cidade às novas demandas. Paralelamente, foram iniciados projetos arquitetônicos para importantes obras públicas como a Maternidade Municipal, CRAS São Mateus, CRAS Jardim Glória e o Centro POP – Ipase.

“Estamos preparando a cidade para o futuro, com um planejamento urbano mais eficiente e voltado para as reais necessidades da população”, destacou a prefeita Flávia Moretti (PL). “Esse relatório demonstra o compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida dos várzea-grandenses”.

REURB - Na área de Regularização Fundiária (REURB), a secretaria trabalhou para agilizar convênios vigentes e preparar a entrega dos títulos do Núcleo Habitacional 8 de Março, prevista para o mês de aniversário de Várzea Grande. Também foi elaborado o termo de referência para um novo convênio de regularização, atualmente em fase de aprovação junto à Caixa Econômica Federal.

Durante ações sociais como o “VG com Elas” e o “Acelera VG”, a secretaria realizou mais de 60 atendimentos relacionados à dúvidas sobre regularização fundiária e habitação de interesse social. Além disso, houve avanço na análise de processos da Coordenadoria de Terras, com 80% dos 2.025 processos despachados, e regularização de processos judiciais em atraso, incluindo casos de uso capião, localização de imóveis e desapropriações.

ATENÇÃO - Na frente do setor de habitação, a secretaria deu importantes passos, como o levantamento social do Conjunto Habitacional Isabel Campos, em parceria com a Assistência Social, e a articulação com o Banco do Brasil para a retomada das obras do Residencial Jequitibá. Também foi iniciado o cadastro para o programa estadual Ser Família, voltado à construção de moradias de interesse social, e atualizações no Plano Local de Habitação.

Outros projetos em desenvolvimento incluem o Manual de Calçadas e Vias Públicas, que visa padronizar as calçadas da cidade, e o Plano de Ação de Arborização Urbana, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente. Há ainda o início da Câmara Técnica, com 21 processos em análise, e o planejamento da nova sede da própria Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Para a secretária Manoela Rondon, os resultados dos primeiros 100 dias são apenas o começo de um ciclo promissor: “Nosso foco é construir uma cidade mais justa, com planejamento técnico e políticas públicas que alcancem quem mais precisa. Várzea Grande tem pressa, e estamos trabalhando para entregar resultados concretos”.

A prefeita Flávia Moretti reforçou o compromisso da atual administração com uma cidade mais humana e bem estruturada: “Nosso objetivo é transformar Várzea Grande em referência de gestão urbana, com inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida para todos”.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais