O senador de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), comemorou a decisão Supremo Tribunal Federal (STF), emitida na última semana, determinando que Boa Esperança do Norte, antigo distrito de Sorriso, se tornasse o 142 município do Estado de Mato Grosso. Conforme o senador, a decisão representa um desenvolvimento para toda a região do norte de Mato Grosso.
“Essa evolução representa um passo importante para o desenvolvimento da região, oferecendo novas oportunidades e uma perspectiva promissora para o futuro. Após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Boa Esperança do Norte agora é oficialmente reconhecida como um município independente”, disse o político.
Para a criação da nova cidade, Nova Ubiratã perde cerca de 360 mil hectares, o que equivale a 80% do novo município, enquanto Sorriso cede 20% do território.
Com cerca de 7 mil habitantes, Boa Esperança do Norte tem o agronegócio como a principal atividade econômica da região e há mais de vinte anos vinha lutando por sua emancipação. Agora, o 5.569º município brasileiro poderá escolher prefeito e vereadores a partir do ano que vem.
A luta por emancipação começou em 2000, quando uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso avalizou a criação do município. Naquele mesmo ano, porém, o Tribunal de Justiça declarou a lei inconstitucional, após um mandado de segurança. O julgamento do STF terminou com 8 votos 3. O julgamento ocorreu no plenário virtual da Corte entre 29 de setembro e 6 de outubro.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!