VERdade

AL aprova projeto que proíbe assédio de operadoras de telefonia a consumidores

Por Da redação DiárioDigitalMT
Publicado em 29-08-2024 às 15:54hrs
Na prática a proposta obriga as empresas a criar um cadastro atualizado de consumidores que autorizaram expressamente o recebimento de ofertas via telemarketing

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou o parecer do Projeto de Lei (PL 2029/2023) que visa coibir os abusos praticados pelas operadoras de telefonia móvel e internet contra os usuários destes serviços. Na prática a proposta, apresentada pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos) e apreciada nesta terça-feira (27.08), obriga as empresas a criar um cadastro atualizado de consumidores que autorizaram expressamente o recebimento de ofertas via telemarketing.

Logo após a sessão, o deputado comemorou a aprovação e destacou que o PL é mais um avanço obtido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, presidida por ele e encerrada no primeiro semestre deste ano. “Nossa proposta visa dar uma resposta ao consumidor, que durante as nossas visitas realizadas no período da CPI diziam que não suportavam mais o assédio das empresas de telefonia, que ocorre diariamente e ao longo do dia, com várias ligações”.

Na avaliação de Guimarães, ao analisar a proposta, a CCJ acerta em garantir uma proteção aos consumidores uma vez que, caso o PL seja aprovado em Plenário, as operadoras passariam a ter um prazo de 90 dias para criarem um cadastro. “E neste cadastro estarão os contatos dos consumidores que aceitam receber as ofertas. As outras iniciativas, que infelizmente não alcançaram o êxito necessário, ocorriam de forma inversa, com o consumidor que não quisesse entrando em contato com as operadoras para pedir a suspensão das ligações. Acredito que assim poderemos coibir o assédio das empresas de telefonia”.

Além da criação do cadastro, o PL prevê uma limitação no horário e na quantidade de chamadas que poderão ser feitas para cada consumidor. As ligações só serão efetuadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h, sendo vedada mais de uma ligação por dia assim como qualquer ligação de telemarketing aos sábados, domingos e feriados, em qualquer horário.

Os consumidores que não se inscreveram no cadastro e, mesmo assim, continuarem a serem importunados pelas ligações poderão protocolar uma queixa nos órgãos de defesa do consumidor que serão responsáveis pela aplicação de multas que variam de R$ 1,2 mil a R$ 12 mil por ligação efetuada em desacordo com o texto.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais