PI 25203670 AL LINGUAGEM SIMPLES

POLITICA

ALMT pede análise técnica e providências ao TCE-MT sobre valores da LOA 2026

Por Secom TCE/MT
Publicado em 11-12-2025 às 11:36hrs
Assembleia questiona subestimação na proposta orçamentária do Executivo e pede providências ao TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, garantiu que o órgão vai analisar com rigor o pedido protocolado pela Assembleia Legislativa (ALMT) sobre a possível subestimação das receitas previstas na Proposta Orçamentária do Executivo para 2026.

O documento, apresentado nesta terça-feira (9) pelo deputado Wilson Santos, aponta indícios de que a previsão de receitas para o próximo ano estaria abaixo do que o Estado deverá arrecadar, cenário que, segundo o Parlamento, tem se repetido nos últimos cinco anos, quando as propostas orçamentárias ficaram abaixo da arrecadação efetiva. 

“Recebemos formalmente o pedido de informações sobre os valores previstos na LOA do próximo ano, em comparação com as propostas anteriores e com as receitas reais arrecadadas pelo Estado. Vamos analisar a demanda com base nos dados disponíveis e definir as providências que deverão ser adotadas”, explicou o presidente.

Conforme o deputado, o Parlamento Estadual entende que a proposta do Executivo está muito abaixo do que verdadeiramente o Estado arrecadará. "A consequência disso é prejuízo aos Poderes e aos órgãos autônomos em relação aos seus respectivos duodécimos."

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais