A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de 359 lotes dos produtos detergentes da Ypê por risco de contaminação microbiológica.
De acordo com Anvisa, a falha foi causada por um desvio no monitoramento da produção, e por isso há risco em todas as versões dos detergentes lava-louças Ypê fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, que têm o final do lote 1 ou 3.
A Química Amparo, empresa responsável pelos produtos Ypê, afirmou que os lotes reprovados pela Anvisa haviam sido detectados pelo controle de qualidade da empresa e iniciado o “recolhimento voluntário” dos itens há mais de um mês.
Além disso, a empresa informou que está recolhendo os produtos, e que não há risco para saúde do consumidor.
COMUNICADO OFICIAL
São Paulo, 09 de maio de 2024
A Química Amparo informa que os lotes de produtos apontados pela publicação da Anvisa, já haviam sido detectados pelo controle de qualidade da própria empresa que iniciou o recolhimento voluntário dos itens há mais de um mês e comunicou à agência reguladora, em conformidade com as diretrizes do próprio órgão.
Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato. Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.
Além disso, a empresa reforça que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação, há mais de 70 anos.
Atenciosamente,
Química Amparo Ltda.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!