SAÚDE

Autismo no Brasil: diagnóstico é mais comum entre homens e crianças, revela IBGE

Por Da redação primeirapágina
Publicado em 24-05-2025 às 10:03hrs
O número corresponde a 1,2% da população do país e marca a primeira vez que o censo nacional incluiu a pergunta sobre o transtorno, conforme previsto na Lei nº 13.861/2019.
Autismo no Brasil: diagnóstico é mais comum entre homens e crianças, revela IBGE

Mais de 2,4 milhões de brasileiros declararam ter recebido diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo dados inéditos do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número corresponde a 1,2% da população do país e marca a primeira vez que o censo nacional incluiu a pergunta sobre o transtorno, conforme previsto na Lei nº 13.861/2019.

O levantamento também apontou um dado significativo: os homens são maioria entre as pessoas diagnosticadas com TEA. São 1,4 milhão de homens frente a 1 milhão de mulheres. Essa predominância masculina se manteve especialmente entre os grupos de 0 a 44 anos.

Embora os motivos para essa diferença ainda não sejam totalmente compreendidos, ela acompanha tendências globais na distribuição de diagnósticos do transtorno.

A maior proporção de pessoas com diagnóstico de TEA está entre crianças e adolescentes:

📊 Diagnóstico precoce cresce entre crianças

🧒 De 5 a 9 anos (2,6%)

2,6%

👶 De 0 a 4 anos (2,1%)

2,1%

🧑‍🦱 De 10 a 14 anos (1,9%)

1,9%

🧑 De 15 a 19 anos (1,3%)

1,3%

Essas quatro faixas etárias somam 1,1 milhão de pessoas. Para os especialistas do IBGE, esses dados refletem o aumento da procura por diagnóstico precoce, impulsionado por maior conscientização entre pais e educadores.

Perfil racial e educacional

Pessoas brancas representam a maioria dos brasileiros com TEA (1,3%), seguidas por amarelos (1,2%), pretos (1,1%), pardos (1,1%) e indígenas (0,9%).

Em relação à educação, o Censo revelou que a taxa de escolarização das pessoas com autismo é superior à média da população geral. Entre os estudantes brasileiros com 6 anos ou mais, cerca de 760,8 mil declararam ter diagnóstico de TEA — o que representa 1,7% do total de estudantes no país.

🎓 Pessoas com TEA e educação no Brasil

📘 Taxa de escolarização das pessoas com TEA (36,9%)

36,9%

📗 Média da população geral (24,3%)

24,3%

📊 Estudantes com TEA no total de alunos (1,7%)

1,7%

O IBGE ressalta que os dados referem-se à matrícula regular na rede de ensino, sem avaliar a qualidade do aprendizado ou os recursos de inclusão oferecidos.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais