O Cardeal e Reitor-Mor da Missão Salesiana, Ángel Fernandez Artime, é o mais novo Cidadão Mato-grossense. Título recebido, na noite desta quinta-feira (14), das mãos do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, durante a Santa Missa, na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá.
O cardeal cumpriu agenda no Centro-Oeste brasileiro nesta semana, participando de diversas ações alusivas aos 130 anos da Missão Salesiana em Mato Grosso. Dom Ángel Fernández Artime é cardeal ordenado pelo Papa Francisco e é o 10º sucessor de Dom Bosco. Ele é espanhol e assume suas novas atribuições, em Roma, a partir do meio do ano.
Emocionado, Dom Ángel agradeceu a homenagem feita por Botelho e pela primeira-dama da ALMT, Sônia Meira Botelho. Momento em que Botelho reforçou a importância do reconhecimento ao importante trabalho da Igreja.
“Entregamos este título de Cidadão Mato-grossense, em nome da Assembleia Legislativa e do povo de Mato Grosso, é o reconhecimento à Igreja Católica, pelo trabalho que tem feito à sociedade trazendo as pessoas para dentro da fé Cristã”, destacou Botelho, ao agradecer o cardeal pela presença em Cuiabá”, disse Botelho.
v
TRAJETÓRIA – O Cardeal Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos, nasceu em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco (Astúrias), Espanha. Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, em León.
Formado em Licenciatura em Teologia Pastoral e Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Fez parte da comissão técnica que preparou o 26º Capítulo Geral. Em 2009, foi escolhido como Provincial da Província Argentina Sul, com sede em Buenos Aires.
Em 2013 foi nomeado Superior da nova Inspetoria da Espanha Mediterrânea, dedicada a “Maria Auxiliadora”. Em 2014, foi eleito pelo 27º Capítulo Geral como o novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e X Sucessor de Dom Bosco. Em 2020, foi confirmado Reitor-Mor dos Salesianos, 2020-2026. Foi ordenado cardeal pelo Papa Francisco, no Consistório, em 2023.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!