Josimar

POLITICA

Botelho lidera com 33%; Abílio segue estável, mas Lúdio cresce e crava empate técnico na 2ª colocação

Por Da redação Odocumento.com
Publicado em 16-09-2024 às 10:14hrs
Nova rodada da Percent aponta empate técnico na briga pelo segundo lugar entre Abílio e Lúdio; Botelho segue líder absoluto com 33% das intenções de voto

A nova pesquisa da Percent, divulgada em absoluta primeira mão pela TV Cuiabá e Portal O Documento, mostra uma mudança no cenário da corrida sucessória na Capital. O candidato do União Brasil, Eduardo Botelho, cresceu dois pontos em relação a última sondagem, alcançando 33% das intenções de voto.

No entanto, a maior mexida no tabuleiro se deu na briga pela segunda colocação. Abílio Brunini (PL) se manteve estável com os mesmos 23% da pesquisa anterior. Porém, Lúdio Cabral (PT), ascendeu 4%, e tem hoje 21% de preferência, o que caracteriza empate técnico com o candidato do Partido Liberal. Neste quadro, Domingos Kennedy, do MDB, manteve os mesmos 8% da última quantitativa.

“Percebemos que o Botelho, indiscutivelmente, se consolidou como líder entre os quatro postulantes ao Palácio Alencastro. Na pesquisa da semana passada, Abílio tinha 23% e Lúdio 17%, o que somava uma diferença entre eles de 6%, bem acima da margem de erro. Só que agora, o Lúdio subiu 4%, encostando no Abílio. Os dois estão tecnicamente empatados na segunda colocação, fato que impossibilita, neste momento, apontar qual dos dois vai disputar o segundo turno contra o Botelho”, explicou, Ronye Steffan, sócio da Percent.

Na modalidade espontânea, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, Botelho, que tem 30%, segue com folga na liderança. Mais uma vez, Abílio e Lúdio estão empatados com 17% e 15%, respectivamente. Kennedy somou 5%, com 4% de brancos e nulos e 29% de indecisos.

Percent projetou ainda os votos válidos, quando se exclui os brancos e nulos. Neste quadro, Botelho chega a 39%, Abílio tem 27%, Lúdio 25% e Kennedy 9%. Perceba que a soma de todos os candidatos, exceto Botelho, totaliza 61%, o que aponta, com folga, provável segundo turno em Cuiabá.

Confrontos

Como ocorreu na pesquisa anterior, o candidato do União vence todos os seus oponentes em um possível segundo turno: Botelho (44,1%) x Abílio (22,9%), Botelho (47,5%) x Kennedy (10,8%), Botelho (42,7%) x Lúdio (22%). “Está evidente que o Botelho acaba sendo a primeira opção, no segundo turno, tanto dos eleitores de Abílio como também do Lúdio. Isso lhe dá uma folga tranquila quando ocorre o confronto direto contra os candidatos do PL e PT”, asseverou Ronye.

Rejeição

No quesito recusa eleitoral, Abílio teve uma explosão numérica, se comparada com os indicadores da semana passada. A rejeição dele subiu de 19,4% para 30,1%. Lúdio tem 15,3%, Kennedy 12,5% e Botelho 10,8%, permanecendo como o menos rejeitado entre os quatro nomes que disputam este pleito majoritário.

Metodologia

A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 9 e 13 de setembro nas zonas rural e urbana de Cuiabá. A sondagem presencial ouviu 1.200 pessoas, e tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. A quantitativa está devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-00807/2024.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais