Rio de Janeiro, após meses de negociação, será a casa do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na região das Américas e Caribe. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (19.10), durante a 25ª Assembleia Geral da entidade da ONU, pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
Esta é uma conquista especial para o Brasil, mas para toda a América Latina e Caribe, que se fortalecerão frente a outros destinos. Nossa expectativa é desenvolver uma série de projetos em conjunto para impulsionar a atividade turística na região. A instalação dessa unidade permitirá que toda a região pense no desenvolvimento sustentável do setor"
Celso Sabino, ministro do Turismo
A delegação brasileira desembarcou na segunda-feira (16) em Samarcanda, no Uzbequistão, para representar o Brasil no encontro. A expectativa é que o escritório seja inaugurado ainda neste ano, em dezembro. O objetivo é atuar no planejamento, discussão e execução de ações para qualificar, promover e atrair investimentos, pesquisas e eventos. Além da sede da OMT, em Madri (Espanha), a entidade possui apenas um escritório regional na Arábia Saudita.
"Esta é uma conquista especial para o Brasil, mas para toda a América Latina e Caribe, que se fortalecerão frente a outros destinos. Nossa expectativa é desenvolver uma série de projetos em conjunto para impulsionar a atividade turística na região. A instalação dessa unidade permitirá que toda a região pense no desenvolvimento sustentável do setor", enfatizou o ministro Celso Sabino.
Ainda de acordo com o ministro, a missão do Brasil na assembleia reafirma o compromisso do Governo Federal de recuperar e fortalecer a imagem do país no cenário internacional e atrair cada vez mais turistas.
ASSEMBLEIA - O evento reúne autoridades do Turismo de 130 países e é realizado a cada dois anos para aprovar ações e estratégias da OMT para desenvolver o turismo global. "A atividade turística é fator chave para o desenvolvimento sustentável dos países e é importante para promover a troca de conhecimento e também a tolerância", afirmou, na abertura, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziioiev.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, declarou que o caminho para os governos é priorizar a atividade e seus cidadãos. "Ao elencar o turismo como prioridade, estamos colocando as pessoas também em primeiro lugar, porque estamos gerando empregos", disse, ao destacar a importância da atração de investimentos. "Grandes investimentos têm um grande impacto na vida das pessoas", finalizou.
BILATERAIS - Na agenda paralela do evento, o ministro Celso Sabino tem previstas várias reuniões com ministros e autoridades do setor. O primeiro encontro foi com o ministro uruguaio, Tabaré Vieira, para discutir ações de promoção regional para atração de turistas de grandes destinos. O fortalecimento da parceria dos destinos do Mercosul também pautou as conversas com a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, e com a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez.
Sabino se reuniu ainda com o secretário de Turismo de Portugal, Nuno Fazenda, e com o diretor de promoção turística do Senegal, Mohamadou Manel Fall. A reunião com o ministro da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khateeb, discutiu a promoção conjunta dos países que permitirá apresentar o Brasil aos sauditas, bem como a Arábia Saudita aos brasileiros. A expectativa é que seja ampliado o fluxo turístico entre os dois países.
PLENÁRIA - Uma parte da Primeira Sessão Plenária foi o Relatório do Secretário-Geral aos membros, que descreve as realizações da Organização desde a última Assembleia Geral, em Madri, na Espanha, em dezembro de 2021. O relatório enfocou cinco prioridades:
» Ampliar a inovação e a transformação digital;
» Investir nas pessoas com foco no capital humano, educação e empregos;
» Impulsionar investimentos, financiamento e empreendedorismo;
» Fomentar uma transição sustentável e ecológica no turismo;
» Melhorar a competitividade e a resiliência, por meio de estatísticas, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!