Em anos normais, a essa altura o time campeão do Brasileirão já teria comemorado o título da competição. Com a pandemia de Covid-19, porém, a edição deste ano do campeonato foi adiada em três meses e o vencedor só será conhecido em fevereiro de 2021. Até lá, muita coisa pode acontecer, mas os clubes – e os torcedores – já fazem contas para tentar prever as chances de vitória de cada um.
Segundo o Infobola, site de estatísticas do professor de engenharia Tristão Garcia, o São Paulo é o time com maior chance de ganhar o título: 76%. Em seguida, estão Flamengo (11%) e Atlético-MG (6%). Inter e Grêmio estão empatados com 3% cada. Em sexto lugar está o Palmeiras, com 1% de probabilidade.
Líder do campeonato com 56 pontos, o São Paulo venceu 16 jogos dos 27 que disputou, empatou oito vezes e sofreu três derrotas. Disparado nas chances de título no Brasileirão, o clube ainda briga pela vitória na reta final da Copa do Brasil – vai enfrentar o Grêmio no jogo de volta da semifinal da competição nesta quarta-feira (30).
O Tricolor está com dois desfalques na temporada: o zagueiro Walce, em razão de uma cirurgia no joelho esquerdo, e o volante Liziero, por uma cirurgia no tornozelo direito. Ainda há o caso do meia-atacante equatoriano João Rojas, que não atua há dois anos, após sofrer uma lesão no joelho direito. Apesar de já estar à disposição do clube, ele não vem sendo convocado. O atacante Pablo sofreu recentemente uma lesão muscular, mas pode voltar aos campos ainda nesta temporada.
Segundo time com maior chance de título no Brasileirão, o Flamengo conta com 49 pontos. O Rubro-Negro venceu 14 partidas, empatou sete e perdeu cinco, mas tem um jogo a menos que o São Paulo. O clube não tem outras competições a não ser o Campeonato Brasileiro e está apenas com um desfalque a longo prazo para a temporada. O volante Thiago Maia sofreu em novembro uma lesão grave no joelho esquerdo e passou por uma cirurgia. Ele deve ficar fora dos campos por alguns meses.
Apesar da maior probabilidade de o São Paulo ser campeão, a distância para o líder em pontos é curta e o título ainda é possível. Mas, caso isso não se concretize, o clube precisa ao menos se manter entre os quatro primeiros lugares da tabela para poder disputar a Libertadores em 2021.
O clube está empatado com o Flamengo no número de pontos, mas tem um jogo a mais e um saldo de gols superior. Até agora, o Galo venceu 15 partidas, empatou quatro e perdeu oito. O alvinegro de Belo Horizonte também está com o foco somente no Brasileirão e segue em busca do título e/ou uma vaga na Libertadores.
Na lista de desfalques do time estão o atacante Diego Tardelli, que sofreu uma lesão no tornozelo direito no meio do ano, e o meio-campista Jair, que sofreu uma lesão na panturrilha esquerda há algumas semanas e está afastado por tempo indeterminado.
O clube trava uma disputa acirrada com o Atlético-MG e o Flamengo pelo topo da tabela do Brasileirão. Em 27 partidas, o Colorado ganhou 13, empatou oito e perdeu seis, acumulando 47 pontos. Com os olhos apenas neste campeonato, o Inter está com algumas baixas no time.
O atacante peruano Paolo Guerrero rompeu um ligamento no joelho direito em agosto e deve ficar fora dos jogos até fevereiro de 2021. Além disso, o meio-campista Boschilia e o lateral argentino Saravia se recuperam de uma lesão semelhante.
Empatado nas chances de título com o Inter, o clube tem 45 pontos, com um jogo a menos, 11 vitórias, 12 empates e três derrotas. No lugar que se encontra hoje na tabela, fica de fora da Libertadores, mas disputa a fase preliminar do torneio. Além do Campeonato Brasileiro, o time ainda vai disputar a semifinal da Copa do Brasil.
No momento, o Grêmio é o time com mais baixas na temporada. O lateral colombiano Luis Orejuela teve uma lesão na coxa esquerda e deve ficar afastado até o começo de 2021. Também estão lesionados o zagueiro Pedro Geromel, o meio-campista Maicon e o lateral Leonardo Gomes, que está afastado há meses e deve retornar somente na próxima temporada.
Com 44 pontos na tabela, 12 vitórias, oito empates e seis derrotas, o Palmeiras divide as atenções entre ganhar o título do Campeonato Brasileiro, conseguir ficar entre os classificados para a Libertadores do ano que vem, e ainda está disputando a Libertadores atual – o clube vai jogar a semifinal contra o argentino River Plate – e a Copa do Brasil, na qual enfrentará o América-MG no jogo de volta da semifinal.
O clube sofre com três desfalques: o meio-campista Felipe Melo e os atacantes Wesley e Luan Silva se recuperam de cirurgias e só devem voltar ao elenco na próxima temporada. O primeiro sofreu uma lesão no tornozelo e os outros dois no joelho.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!