Além da decoração em tons de vermelho e dourado, o Natal traz otimismo e boas perspectivas para o comércio cuiabano. Pesquisa do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) indica que, neste ano, a expectativa é que o comércio movimente cerca de R$ 424 milhões no período.
Embora o mercado trabalhe com um aumento nas vendas de 14%, o levantamento mostrou que 28% dos entrevistados acreditam que irão investir mais nas compras natalinas neste ano. Já 15,5% pretendem manter o mesmo valor de 2023 e 35,4% têm a intenção de gastar menos.
A pesquisa levantou também o número de presentes que cada consumidor planeja adquirir neste Natal. Mais da metade dos entrevistados (50,7%) afirmou que vai comprar até três presentes. Os que pretendem comprar de quatro a cinco presentes somam 28,4% e 17,9% responderam que comprarão mais de cinco presentes.
Parentes (filhos, mãe e cônjuges) são o foco de 60% dos presentes natalinos. Já 40% são compras para outras pessoas – como colegas de trabalho e ‘amigos ocultos’. Isso porque, conforme o levantamento da CDL Cuiabá, 74% dos entrevistados vão participar de festas de final de ano no ambiente de trabalho em dezembro.
“A pesquisa mostrou que Cuiabá centraliza 94% das confraternizações do estado. Cabe ao lojista aproveitar esse movimento e criar formas de atrair ainda mais o consumidor – seja com descontos progressivos ou campanhas promocionais”, observou o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.
O ticket médio das compras natalinas em 2024 será de R$ 1.016,51 conforme a pesquisa, sendo que 42,4% dos entrevistados disseram que pretendem investir até R$ 500,00 na compra de presentes. O cartão de crédito foi citado por 41,5% dos entrevistados como meio preferencial para comprar, seguido por dinheiro (31%), PIX (11,5%) e cartão de débito (11,1%).
O investimento dos lojistas na comunicação visual e na decoração explica-se: 91,8% dos entrevistados pretendem fazer as compras de Natal em lojas físicas. “O cuidado com o ponto de venda é fundamental, principalmente porque 81,2% dos clientes ainda nem começaram a pesquisar preços e opções de presente. Ou seja: os próximos dias serão fundamentais”, explicou Macagnam.
O presidente da CDL Cuiabá analisa que, como 57,6% dos entrevistados declararam que deixarão a compra dos presentes para a véspera de Natal, alguns cuidados são importantes por parte do lojista. “Nossa recomendação é manter uma equipe de vendas bem treinada, para ajudar no processo de escolha do presente. Para evitar tumultos e demoras, é sempre bom pensar em opções que facilitem o embrulho e a embalagem”, sugeriu.
Entre os queridinhos para presentes, roupas e calçados continuam na frente da preferência, com 48% de citações. Em seguida, vem brinquedos ou artigos de pelúcia (22%) e produtos de beleza (13%).
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