Otica seu Filó

ECONOMIA

CDL Cuiabá prevê R$ 424 milhões em vendas natalinas para a capital

Por Da Assessoria CDL Cuiabá
Publicado em 13-12-2024 às 09:30hrs
A pesquisa levantou também o número de presentes que cada consumidor planeja adquirir neste Natal

Além da decoração em tons de vermelho e dourado, o Natal traz otimismo e boas perspectivas para o comércio cuiabano. Pesquisa do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) indica que, neste ano, a expectativa é que o comércio movimente cerca de R$ 424 milhões no período. 

Embora o mercado trabalhe com um aumento nas vendas de 14%, o levantamento mostrou que 28% dos entrevistados acreditam que irão investir mais nas compras natalinas neste ano. Já 15,5% pretendem manter o mesmo valor de 2023 e 35,4% têm a intenção de gastar menos. 

A pesquisa levantou também o número de presentes que cada consumidor planeja adquirir neste Natal. Mais da metade dos entrevistados (50,7%) afirmou que vai comprar até três presentes. Os que pretendem comprar de quatro a cinco presentes somam 28,4% e 17,9% responderam que comprarão mais de cinco presentes. 

Parentes (filhos, mãe e cônjuges) são o foco de 60% dos presentes natalinos. Já 40% são compras para outras pessoas – como colegas de trabalho e ‘amigos ocultos’. Isso porque, conforme o levantamento da CDL Cuiabá, 74% dos entrevistados vão participar de festas de final de ano no ambiente de trabalho em dezembro. 

“A pesquisa mostrou que Cuiabá centraliza 94% das confraternizações do estado. Cabe ao lojista aproveitar esse movimento e criar formas de atrair ainda mais o consumidor – seja com descontos progressivos ou campanhas promocionais”, observou o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.

O ticket médio das compras natalinas em 2024 será de R$ 1.016,51 conforme a pesquisa, sendo que 42,4% dos entrevistados disseram que pretendem investir até R$ 500,00 na compra de presentes. O cartão de crédito foi citado por 41,5% dos entrevistados como meio preferencial para comprar, seguido por dinheiro (31%), PIX (11,5%) e cartão de débito (11,1%).

O investimento dos lojistas na comunicação visual e na decoração explica-se: 91,8% dos entrevistados pretendem fazer as compras de Natal em lojas físicas. “O cuidado com o ponto de venda é fundamental, principalmente porque 81,2% dos clientes ainda nem começaram a pesquisar preços e opções de presente. Ou seja: os próximos dias serão fundamentais”, explicou Macagnam. 

O presidente da CDL Cuiabá analisa que, como 57,6% dos entrevistados declararam que deixarão a compra dos presentes para a véspera de Natal, alguns cuidados são importantes por parte do lojista. “Nossa recomendação é manter uma equipe de vendas bem treinada, para ajudar no processo de escolha do presente. Para evitar tumultos e demoras, é sempre bom pensar em opções que facilitem o embrulho e a embalagem”, sugeriu. 

Entre os queridinhos para presentes, roupas e calçados continuam na frente da preferência, com 48% de citações. Em seguida, vem brinquedos ou artigos de pelúcia (22%) e produtos de beleza (13%). 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais