Em seis semanas, 8,8 mil de chikungunya foram confirmados em Mato Grosso em 2025. Isto é, entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, foram houveram 308 registros da arbovirose a cada semana no estado. Os casos de dengue também seguem preocupando, apesar de a taxa de incidência ser menor, o índice de pessoas infectadas com a doença já ultrapassou 5 mil, com média semana de 146.
Os números são ainda mais alarmantes se comparados ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, a média semanal de casos registrados de dengue era de 41, enquanto que dá chikungunya de apenas 4 casos, o que representa um aumento de 258% e 7.939%, respectivamente.
Até o momento, foram confirmados 12 mortes por chikungunya, em Chapada dos Guimarães (01), Cláudia (01), Cuiabá (06), Dom Aquino (01), Jaciara (01), Rondonópolis (01) e Várzea Grande (01), e outros três estão sob investigação. Apenas um óbito foi confirmado por dengue no município de Conquista d’Oeste, mas outros cinco são investigados em diferentes cidades.
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá articula as estratégias e executa o plano de contingência das doenças. Desde o início da campanha, as equipes de vigilância já visitaram 90.349 imóveis, dos quais 11.070 necessitaram de tratamento para eliminar focos do mosquito.
A SMS orienta
A participação da comunidade na prevenção e controle do mosquito, especialmente devido ao período de chuvas frequentes, que favorece a proliferação do Aedes aegypti, é de extrema importância. Medidas simples, como eliminar recipientes com água parada, podem evitar novos casos e prevenir a sobrecarga nos serviços de saúde.
Para intensificar as ações de controle, neste sábado acontecerá um mutirão de combate à Dengue no bairro Pedra 90. Este é o segundo mutirão realizado neste mês, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promete manter a iniciativa em todos os próximos finais de semana. A ação contará com a participação de outras secretarias, como a Limpurb, Secretaria de Ordem Pública, Meio Ambiente e Defesa Civil.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!