UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

SEGURANÇA

Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Cuiabá assinam projeto para reduzir incêndios em área urbana

Por SECOM - MT
Publicado em 08-05-2025 às 13:07hrs
A iniciativa visa intensificar ações integradas de prevenção, educação ambiental, fiscalização e combate às queimadas Assessoria | CBMMT
Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Cuiabá assinam projeto para reduzir incêndios em área urbana

Erlan Aquino/Prefeitura de Cuiabá

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Prefeitura de Cuiabá assinaram, na noite de quarta-feira (7.5), o projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas”, com o objetivo de reduzir os incêndios florestais nas zonas urbana e rural da Capital. A iniciativa visa intensificar ações integradas de prevenção, educação ambiental, fiscalização e combate aos incêndios durante o período de estiagem.

O projeto foi oficializado com a assinatura do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e do secretário adjunto de Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira, durante a solenidade realizada no Palácio Alencastro.

Segundo o comandante-geral, a parceria busca uma atuação conjunta para que todos estejam atentos à problemática dos incêndios florestais, não apenas com foco na resposta imediata, mas principalmente na prevenção, visando a redução dos impactos ambientais e a promoção da saúde pública e da qualidade de vida da população.

 

“Uma das ações que vamos implementar na capital é a criação de sete bases de resposta rápida para combater os focos iniciais de incêndio. Também vamos reforçar o trabalho de educação ambiental, envolvendo professores no diálogo com as crianças, que levarão essa conscientização para dentro de casa. Queremos mostrar a gravidade de se colocar fogo em terrenos baldios como forma de limpeza, explicar que isso é crime e incentivar a fiscalização”, afirmou o coronel.

O prefeito Abílio Brunini destacou que a iniciativa mobilizará escolas, empresas, ONGs, comunidades e órgãos públicos, além de empregar tecnologia no monitoramento e investir na capacitação de brigadistas. O projeto também prevê punições mais severas para infratores.

“Temos muitos desafios em Cuiabá, e um deles é promover a educação ambiental em todas as faixas etárias. Precisamos conscientizar os adultos sobre os danos causados pelas queimadas, criar ecopontos para o descarte adequado de resíduos e propor leis mais rigorosas para quem desrespeita o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

 

O secretário adjunto de Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira, idealizador do projeto, ressaltou a importância da prevenção e do planejamento para reduzir os riscos de incêndios florestais. “Este projeto é fruto de um esforço coletivo. Após ajustes e aprovação do prefeito, estamos concretizando um planejamento que vem sendo construído desde a transição de governo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cuiabanos”, declarou.

Além das autoridades municipais, participam da solenidade os coronéis BM Marcelo Augusto Reveles Carvalho e Josiel Borges da Silva, além do comandante do 1º Comando Regional Bombeiro Militar (1º CRBM),  tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz e a comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), Pryscilla Jorge Machado de Souza.

Leia mais - Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Cuiabá elaboram plano de combate a incêndios na Capital

 


 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais