ESPORTES

Cuiabá pode sofrer W.O. em estreia internacional

Por Ge
Publicado em 06-04-2022 às 11:50hrs
Melgar, do Peru, fretou avião e pediu autorização para descer na capital do Mato Grosso. Não houve. Conmebol informa que é preciso ter aeroporto a 150 quilômetros do estádio ou mudar de sede
Cuiabá pode sofrer W.O. em estreia internacional comenbol campeonato sul americano de futebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ameaça o Cuiabá de W.O. por não ter um aeroporto disponível a 150 quilômetros da Arena Pantanal. O Melgar, seu adversário na estreia da Copa Sul-Americana, pediu autorização para desembarcar nesta quarta-feira, pensando no jogo de quinta. Recebeu o aviso de que apenas aviões de origem nacional podem desembarcar na capital do Mato Grosso.

O detalhe é que este será o primeiro jogo internacional de um clube mato-grossense e pode haver derrota por descumprir o regulamento. Também é curiosa a lembrança de que Cuiabá foi sede de quatro partidas da Copa do Mundo de 2014. Como assim, hoje não há autorização para voos internacionais?

Há um parêntese, uma observação contra a cobrança da Conmebol. O fato de as viagens a Oruro, na Bolívia, obrigarem a descer em La Paz e subir a serra por 226 quilômetros. Mas o regulamento atual da Conmebol permite às equipes visitantes que desçam a, no máximo, 150 quilômetros do estádio indicado para as partidas de Libertadores e Copa Sul-Americana. É esta a cobrança da Conmebol.

Ou o dono da casa indica um aeroporto mais próximo ou muda de sede.

 

Cuiabá treina na Arena Pantanal visando jogo contra o Melgar pela Sul-Americana

 

No Cuiabá, é preciso conseguir licença para aterrissar um avião proveniente de Lima, no Peru. Mesmo que seja uma autorização provisória, para esta situação específica. Na melhor hipótese, fazer com que o Mato Grosso passe a ter um aeroporto internacional.

A licença precisa ser obtida até 13 horas desta quarta-feira, para que o Melgar viaje em tempo de jogar na quinta-feira (7).

A outra alternativa seria transferir o jogo para Brasília, o que seria uma derrota para o futebol mato-grossense que, pela primeira vez, tem um clube em competição internacional.

 

ATUALIZANDO

O aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), vai passar por uma internacionalização temporária para poder receber a delegação do Melgar do Peru, que enfrenta o Cuiabá pela estreia da Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira. O embarque de Lima, capital peruana, ocorre ainda na manhã desta quarta-feira.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ameaça o Cuiabá de W.O. por não ter um aeroporto disponível a 150 quilômetros da Arena Pantanal.

Aeroporto Marechal Rondon fica em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá — Foto: Rafaella Zanol/Secid-MT

Aeroporto Marechal Rondon fica em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá — Foto: Rafaella Zanol/Secid-MT

O Governo de Mato Grosso enviou todos os dados do voo para a ANAC, Anvisa, Receita Federal e Polícia Federal para ter essa licença temporária para receber o voo com a delegação do time peruano. Todos os procedimentos necessários serão cumpridos para o desembarque do voo.

Apesar do aeroporto Marechal Rondon ser internacional, somente é alfandegado para o transporte de cargas. Ainda faltam algumas obras e adequações para poder receber a internacionalização definitiva.

A Polícia Federal e a Receita Federal, mediante as suas assessorias, informaram que foi concedida a liberação emergencial para receber o voo da equipe peruana.

Este é o primeiro jogo contra time estrangeiro da história do Cuiabá. A partida contra o Melgar-PER está marcada para esta quinta-feira, às 18h15 (de MT), na Arena Pantanal.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais