As tradicionais apresentações das Danças do Congo e do Chorado marcaram o ponto alto da programação da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, nesta segunda-feira (22.07). O evento, que une devoção religiosa a práticas culturais de origens africanas, é um dos mais tradicionais de Mato Grosso e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para sua realização.
“Um dos papéis fundamentais do Governo de Mato Grosso é preservar e fortalecer a cultura mato-grossense. E é uma satisfação poder contribuir, por meio da Secel, para manutenção dessa que é uma das mais maiores manifestações culturais do Estado e que faz a ligação da religiosidade católica com o passado ancestral do povo afrodescendente”, destaca a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.
Na Dança do Congo, em que os dançarinos realizam a dramatização de uma luta simbólica travada entre dois reinados africanos, as apresentações começaram na noite de domingo (21) e prosseguem até esta terça (23). A agenda inclui cortejos pelas ruas com ações simbólicas de entrega de chaves da cidade e condução de novos e atuais festeiros, além da apresentação oficial em que a história da luta é contada para o público.
Na Dança do Chorado, mulheres dançam equilibrando garrafas de bebidas sobre suas cabeças para recordar o ritual que buscava livrar homens negros de punições durante o período colonial. Tanto a Dança do Congo quanto a Dança do Chorado integram a celebração ao Glorioso São Benedito, o santo negro.
Realizada há mais de 200 anos, a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade deste ano teve início na última quarta (17) com a Festa do Senhor Divino do Espírito Santo. Após a Festa ao Glorioso São Benedito, a programação segue ainda até o dia 29 de julho, com celebrações à Mãe de Deus e às Três Pessoas da Santíssima Trindade.
Fazem parte também parte da programação as rezas cantadas que são realizadas nas casas do rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes, os festeiros do evento. A agenda de rezas cantadas acontece em todas as quatro homenagens religiosas da Festança de Vila Bela.
A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma realização da Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, com o apoio da Prefeitura Municipal.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!