ECONOMIA

Dia dos Namorados movimentará cerca de R$ 113 milhões no comércio de Cuiabá

Por Assessoria de imprensa - CDL Cuiabá
Publicado em 03-06-2025 às 08:54hrs
Levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa da CDL Cuiabá aponta que metade da população pretende comprar presentes para o Dia dos Namorados.
Dia dos Namorados movimentará cerca de R$ 113 milhões no comércio de Cuiabá

Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) aponta que 50,3% da população da capital mato-grossense pretende ir às compras para o Dia dos Namorados. Entre os que não pretendem consumir, o principal motivo é a ausência de uma pessoa para presentear.

Outro ponto que chamou a atenção é que, de acordo com o levantamento, 231 mil consumidores devem ir às compras, com um potencial de movimentar cerca de R$ 113 milhões no comércio local.

Planejamento é mais um ponto de destaque. Pelo menos 56,36% dos entrevistados afirmam pesquisar antes de comprar. Deste percentual, 38% já iniciaram essa busca, 29% começam sete dias antes da data, 24% com 15 dias de antecedência, e 9% deixam para a véspera ou o próprio dia.

Mais de 60% dos entrevistados pretendem gastar acima de R$ 400. Cerca de 20% planejam desembolsar entre R$ 200,00 e R$ 400,00, 12% devem gastar acima de R$ 100, enquanto apenas 2,1% pretendem fazer compras com valor inferior a R$ 100.

Os itens mais procurados são perfumes e cosméticos (34,3%), seguidos por vestuário (28%) e calçados (8,83%). A maioria dos entrevistados (50,66%), no entanto, pretende adquirir outros tipos de presentes, variando de acordo com o perfil do casal.

Ao escolher o presente, 74,3% consideram o desejo da pessoa presenteada, 27,8% priorizam qualidade ou marca, e 6,7% são influenciados por promoções e propaganda. Além do presente, 53,6% dos consumidores pretendem comemorar a data em restaurantes, enquanto 25,5% planejam ir ao cinema ou passear no shopping.

A pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência da CDL Cuiabá também revelou o comportamento dos consumidores em relação à quantidade de presentes. A maioria, 72,5%, pretende adquirir apenas um presente. Já 18,7% devem comprar dois itens, enquanto 6,5% planejam dar três presentes e apenas 2,3% afirmaram que comprarão quatro ou mais.

O comércio físico segue como a principal escolha dos consumidores, sendo apontado por 85,4% dos entrevistados, que preferem realizar suas compras em lojas de bairro, shoppings ou no centro da cidade. As compras pela internet foram citadas por 20,5% dos participantes, e 3,6% afirmaram que utilizarão outros canais.

No que se refere aos meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 34,3% das preferências, seguido pelo Pix (31,1%), cartão de débito (16,6%) e dinheiro (15,8%). O crediário foi mencionado por 1,5% dos entrevistados e o boleto bancário por 0,5%.

A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa da CDL Cuiabá que entrevistou 766 consumidores.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais