UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

POLITICA

Dr. João destaca potencial do Brasil para agricultura familiar durante entrega de mudas e cessão de área

Por Secom ALMT
Publicado em 05-03-2025 às 09:46hrs
Primeiro-secretário da ALMT esteve com secretária da Seaf e presidente da Empaer em evento em uma das principais cidades do estado em agricultura familiar

Nesta quinta-feira (27), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), esteve em Tangará da Serra para duas importantes agendas relacionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e à transferência de tecnologia para o setor produtivo. Os eventos contaram com a presença da secretária de Agricultura Familiar (Seaf), Andreia Fujioka, o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, o prefeito Vander Masson (União), o vice-prefeito Eduardo Sanches (PL), vereadores e outras autoridades.

O deputado Dr. João reforçou o compromisso do legislativo estadual em apoiar políticas públicas que promovam o desenvolvimento regional e a geração de renda no campo. "Tangará da Serra é um polo importante para a agricultura familiar e o agronegócio em Mato Grosso. Estamos trabalhando para garantir que os produtores tenham acesso a tecnologias e insumos que elevem a qualidade de suas produções e, consequentemente, sua qualidade de vida", destacou.

O emedebista ainda acrescentou que, enquanto o agronegócio tem o poder de alimentar o mundo, a agricultura familiar tem o poder de alimentar todas as famílias brasileiras. "Enquanto exportamos, também temos a capacidade de colocar a comida na mesa de cada brasileiro. Se soubermos explorar isso, teremos um estado que nada perderá para qualquer outro do país, podendo exportar dentro do nosso próprio território nacional".

A primeira agenda foi marcada pela assinatura do termo de cessão da área da Empaer ao município de Tangará da Serra, firmado entre a prefeitura e o governo do estado. O ato simboliza a consolidação de uma parceria estratégica para o desenvolvimento local e a ampliação de políticas públicas voltadas ao setor agrícola.

Em seguida, foi realizada a entrega de aproximadamente 170 mil mudas frutíferas para municípios da região de Tangará da Serra. A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar, especialmente no assentamento Antônio Conselheiro, um dos maiores da América Latina. O evento ocorreu no Centro de Pesquisas e Transferência de Tecnologia da Empaer, local que se tornou referência em inovação e apoio aos produtores rurais.

O deputado Dr. João destacou a importância das ações para o desenvolvimento sustentável do estado. "A produção de mudas com material genético validado é essencial para o fortalecimento das cadeias de valor das culturas citadas, no Estado de Mato Grosso. Estamos investindo em tecnologia e parcerias para garantir que nossos agricultores tenham acesso a insumos de qualidade e possam ampliar sua produtividade de forma sustentável", afirmou o parlamentar.

Metas para 2025

O Centro de Validação Tecnológica da Empaer em Tangará da Serra tem metas ambiciosas para 2025, incluindo a produção de 240 mil mudas de café (120 mil por remessa), 20 mil mudas de banana e o cultivo de 5 hectares de maniveiro de mandioca, com capacidade para atender até 150 hectares de produtores.

Além disso, será montado um matrizeiro de cacau com mudas de alto desempenho, provenientes de Juína e Sinop, para fornecer material genético de qualidade aos agricultores.

Essas iniciativas foram viabilizadas após a visita do vice-governador Otaviano Pivetta ao Centro de Validação Tecnológica da Empaer no início de dezembro de 2024, quando foi firmado o acordo para a produção das mudas.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais