Pi 297632 COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS- GOVERNO DE MT

SEGURANÇA

Eleições em MT terão 7 mil câmeras na segurança e combate a crimes eleitorais

Por Da redação PNBonline.com
Publicado em 22-09-2024 às 10:02hrs
Em 121 municípios, as câmeras foram instaladas em escolas que são locais de votação.

Mais de 7 mil câmeras de monitoramento serão utilizadas na operação de segurança das Eleições Municipais de 2024. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), isso será possível graças a uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança de Segurança Pública (Sesp-MT), que prevê o acesso do Tribunal ao videomonitoramento do programa Vigia Mais MT.

Do total de câmeras que serão acessadas, a Sesp-MT informou que em municípios onde houve a adesão e instalação, há 121 escolas, que são locais de votação, com aproximadamente 1.800 câmeras funcionando. Cerca de 2 mil profissionais de segurança e 200 diretores de escola têm acesso às imagens em tempo real, o que permite uma ação rápida e efetiva.

Toda a ação é feita por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que conta com a coordenação do TRE-MT e a participação dos órgãos de segurança estaduais e federais, entre outras instituições que contribuem para o cumprimento do planejamento de segurança das eleições.

O coordenador do GGI, juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, enfatizou a preocupação do órgão com a segurança do pleito. “Essa gestão, presidida pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, criou o sistema Camino, centraliza as informações do estado, visando uma melhor gestão, principalmente com relação ao GGI, que reúne as forças de segurança. E este ano tivemos um ganho, que é o sistema Vigia Mais, que integramos dentro do sistema Camino. Então, essas câmeras são direcionadas para todo o estado de Mato Grosso e, com a integração, vai facilitar o gerenciamento, principalmente no que diz respeito à segurança das eleições de 2024”.

As câmeras garantem uma ação rápida e efetiva, como explica o secretário de Estado e Segurança Pública, coronel PM César Roveri. “Já contamos com mais de 10.700 câmeras distribuídas e cerca de 7 mil instaladas na capital do estado, em parceria com os comerciantes, com a Câmara de Dirigentes Lojistas e outros segmentos sociais privados e, no interior do estado, temos a parceria com os municípios, possibilitando as instalações nas escolas, que são locais de votação. E o TRE-MT terá acesso a esse sistema, que vai nos ajudar na elucidação de qualquer tipo de ilícito, principalmente o cometimento de algum crime eleitoral, garantindo a segurança do cidadão, a segurança do pleito eleitoral, garantindo que toda a sociedade possa exercer o seu direito de voto, o seu direito de cidadania”.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais