Rumo à universalização do serviço de esgotamento sanitário doméstico, a Prefeitura de Cuiabá realizou, nesta sexta-feira (14), o lançamento da nova etapa de obras do Sistema Ribeirão do Lipa. A instalação de redes coletoras, já em execução pela concessionária Águas Cuiabá, abrange os bairros Quilombo, Santa Helena, Centro Norte, Jardim Mariana e Duque de Caxias, além do Parque Mãe Bonifácia. Com investimento de R$ 20 milhões, as ações vão beneficiar diretamente quase 16 mil pessoas.
A região contemplada com esta fase de obras receberá 23 quilômetros de tubulações, distribuídas em cerca de 50 ruas e avenidas. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até dezembro deste ano, quando o município atingirá 85% de cobertura de esgotamento sanitário doméstico.
“Somos a capital brasileira do saneamento básico. Nossa Cuiabá conquistou esse título porque, para nós, os serviços essenciais são prioridade. Prova disso são os investimentos históricos em água e esgoto recebidos desde 2017: R$ 1 bilhão”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro, destacando o reconhecimento nacional pelo ranking Trata Brasil, que posiciona a cidade, por dois anos consecutivos, como a que realiza o maior investimento per capita nos dois serviços.
As obras serão realizadas em regiões adensadas e com grande fluxo de veículos, condição que requer planejamento e diálogo com a comunidade. Neste sentido, a Águas Cuiabá já abriu a agenda de reunião com moradores, empresários e lideranças, para apresentação do projeto e o cronograma dos cinco meses de trabalho.
Durante todo o período, é fundamental que motoristas permaneçam atentos à sinalização de obras e eventuais desvios de rota, sob autorização da Semob, assim como pedestres à movimentação de máquinas e delimitação de segurança em pontos de escavação. Em alguns trechos as redes serão instaladas aos finais de semana ou durante a noite, como forma de gerar menos impactos à mobilidade.
Além das redes coletoras, serão construídas três Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), que são unidades responsáveis por bombear os materiais coletados, fazendo com que toda a carga chegue à estação de tratamento.
Sistema Lipa
O efluente coletado nas novas redes será levado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa para purificação e posterior lançamento à natureza, em um ciclo de sustentabilidade fundamental à conservação dos recursos naturais, à saúde e à qualidade de vida. A Estação tem capacidade para tratar até 260 litros de esgoto por segundo. Construída em sistema compacto, é exemplo de inovação em saneamento, com alto padrão de qualidade operacional e baixa geração de odores.
Após a conclusão da instalação das tubulações coletoras, chegará o momento de conectar as casas e comércios ao sistema público de esgotamento sanitário. “É atribuição do responsável pelo imóvel fazer a interligação das instalações internas à rede coletora. Temos conversado com a população a este respeito e fazemos questão de frisar que a efetivação do ciclo do saneamento básico está diretamente vinculada à conexão”, observou o diretor geral da Águas Cuiabá, Renato Carlini Camargo. “Estamos à disposição para orientar a comunidade. Basta acessar nossos canais de atendimento.”
O lançamento da nova etapa de obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, dos secretários de Governo, Wilton Coelho, de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, do ouvidor-geral de Cuiabá, Jessé Oliveira França.
A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Kássio Coelho, Luís Claudio, e pelo suplente de vereador Robertinho Fernandes. Também estiveram presentes o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Vanderlúcio Rodrigues, o diretor-regulador-ouvidor da Arsec, Zito Adrien, e o diretor de fiscalização da Arsec, Alex Oliveira.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!