A distância entre sonho e realidade para muitos está na atitude ou disciplina. Mas para a produtora de leite e queijos da comunidade Terra Vermelha (Distrito da Guia), Vandecléia Prochnow, 36 anos, foi a mão amiga que antecipou o caminho da independência financeira no campo. Ela conta que graças ao apoio do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), pequenos agricultores podem concretizar projetos como o dela. Em poucos dias conquistará a certificação da 1ª queijaria artesanal de Cuiabá. No setor da agricultura familiar, Botelho tem conquistado linhas de fomento, cursos de qualificação, aprovação de lei, aquisição de maquinários e viabilizado evento exclusivo para mulheres rurais.
Recentemente, o deputado apoiou a realização do 1º Encontro da Mulher Rural em Cuiabá, que reuniu aproximadamente 600 pessoas da baixada cuiabana, no clube do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SinttContas/TCE-MT). Do total, cerca de 300 mulheres rurais comparecerem acompanhadas de maridos e filhos para ter um dia de capacitação profissional, envolvendo vários parceiros. Entre eles, ALMT, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Cooperativas de Crédito, Assembleia Social e Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC).
“A atividade rural é muito importante. Sou exemplo disso, lembro a minha mãe que acordava cedo e já colocava a gente para trabalhar. A mulher é a gestora de tudo. Então, a importância desse encontro é muito grande, para darmos destaque e orientação para potencializar cada dia mais o trabalho no campo. Estamos valorizando as mulheres rurais, dando visibilidade para sua produção e ofertando novas possibilidades de negócio para que possam permanecer no local de origem”, explica Botelho, enfatizando as propostas que evitam o êxodo rural.
O impacto do evento foi positivo para Vandecléia. “É muito valoroso o reconhecimento que o deputado faz aos pequenos produtores rurais. Encontros como esse coloca a mulher do campo em primeiro lugar, nos valoriza! Para nós produtores de leite, quanto mais apoio tivermos, para não quebrar, não desistir, é muito importante. Pois, são os pequenos produtores que levam alimento à mesa da população”, agradeceu a produtora de 200 quilos de queijos por mês.
Parceria que vem na forma de leis e indicações do deputado Botelho. São muitas ações em defesa da agricultura familiar. Uma delas é a Lei 10.902/19, que trata da Feira da Mulher no Campo. Objetivo é promover a inclusão e a valorização da mulher rural, através da comercialização e divulgação dos produtos, garantindo emprego e renda para essas trabalhadoras.
Motivação e empoderamento
As orientações dos especialistas durante o Encontro da Mulher Rural em Cuiabá, segundo Alessandra Carneiro de Souza, presidente da Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Mineira, foram fundamentais para o público feminino que comanda os negócios nas áreas rurais de Cuiabá. “É muito importante esse evento porque temos que nos unir cada vez mais, acessar mais recursos, obter informações e ver um novo horizonte para melhorar a nossa vida no campo”, reconhece a representante de 36 agricultores.
Unir os poderes para investir no campo é uma das metas da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). De acordo com a secretária da pasta, Teté Bezerra, a Seaf tem recebido recursos graças à parceria com a ALMT. “Botelho é um dos deputados que mais coloca recursos na Seaf. É um grande parceiro da agricultura familiar. Segundo dados do censo agropecuário de 2017, apenas 16% da população da agricultura familiar têm acesso à mecanização. Então, trabalhamos para levar essa estrutura ao trabalhador, para que sua propriedade seja produtiva. A mulher é um grande pilar da consolidação e permanência do homem no campo e precisa estar atenta aos programas existentes. Daí a importância desse encontro que orienta e capacita”, destacou a secretária.
A primeira-dama da ALMT, Sônia Meira Botelho, ressaltou a alegria de contribuir com a programação do evento, que uniu capacitação, criação de redes de apoio, cuidados femininos e diversão. “O Encontro ofertou condições para que a mulher da roça tenha força para sair e mostrar os seus produtos. Se não fossem essas trabalhadoras, não teríamos o toucinho, a galinha caipira e o nosso queijinho. Sou apaixonada pelo campo, e por isso, levanto a bandeira das mulheres do campo”, afirma Sônia Botelho.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!