PI_25200037_AL-MT ABRIL LARANJA e_DE 18 a 30 de ABRIL 2025

POLITICA

Empresários pedem limpeza e segurança para o Centro Histórico de Cuiabá

Por Da redação CDL Cuiabá
Publicado em 27-04-2025 às 10:45hrs
Promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso, encontro reuniu autoridades e sociedade civil para debater desafios e propostas para a região.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (24.04), uma audiência pública para discutir os principais desafios e propostas de preservação e revitalização do Centro Histórico de Cuiabá. O evento contou com a presença de representantes do poder público, especialistas, entidades do comércio e membros da sociedade civil.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Júnior Macagnam, chegou a hora de agir. "Precisamos de medidas emergenciais, como limpeza e reforço na segurança. O Centro Histórico demanda um plano robusto, mas ações simples e urgentes podem fazer a diferença agora”, reforçou.

A diretoria da CDL Cuiabá tem atuado ativamente para contribuir com a reestruturação do Centro Histórico. Recentemente, a entidade apresentou uma série de propostas à Subprefeitura da região, incluindo a adoção do Plano de Gestão elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com possível apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Além disso, tem buscado articulações com o Ministério Público e demais poderes para atualizar legislações, além de solicitar planos emergenciais de segurança, limpeza e iluminação pública. “Temos investido em parcerias com comerciantes para realizar eventos e atrair visitantes à região central”, observou Macagnam.

A audiência pública desta quinta (24.04) foi promovida pela Promotoria de Justiça com o objetivo de ouvir a população e apresentar caminhos para a recuperação urbanística, patrimonial e social da área central da cidade. Entre os temas abordados estiveram a degradação de prédios históricos, a falta de segurança, acessibilidade e o impacto das obras de infraestrutura no comércio local.

Representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Câmara de Vereadores, CDL Cuiabá, movimentos sociais e moradores participaram da discussão. Propostas como o incentivo à ocupação dos imóveis ociosos, isenção fiscal para quem revitalizar edificações e a implantação de projetos culturais e turísticos foram sugeridas.

O Ministério Público ressaltou que o Centro Histórico é um patrimônio coletivo que precisa ser cuidado e revitalizado de forma urgente. Ao final da audiência, ficou definido que será formado um grupo de trabalho com representantes dos setores envolvidos para acompanhar e cobrar a efetivação das ações propostas.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais