EDUCAÇÃO

Rede Estadual de MT tem mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026

Por Secom Gov.MT
Publicado em 27-01-2026 às 10:54hrs
Aulas começam na próxima segunda-feira (2); pais que não confirmaram matrícula entram automaticamente na lista de espera

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso ainda conta com mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026, marcado para começar na próxima segunda-feira (2.1), em todo o Estado. 97% do total de vagas já foram preenchidas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) avisa que pais ou responsáveis que não confirmaram a matrícula pelo Portal Matrícula Web passaram a integrar a lista de espera, com convocação condicionada à disponibilidade nas escolas, e não mais na unidade desejada.

Isso porque as solicitações de vagas feitas pelos responsáveis no Portal ocorreram entre outubro e novembro de 2025. No entanto, não houve procura para confirmar a matrícula e entregar a documentação junto às unidades escolares entre 19 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, com prazo prorrogado até 12 de janeiro, conforme a Portaria nº 755/2025/GS/SEDUC. Por isso, eles tiveram o pedido de matrícula cancelado de forma automática, e as vagas foram reintegradas ao sistema, permitindo a convocação de estudantes que aguardavam na lista de espera a partir de 13 de janeiro.

Já os pais ou responsáveis que buscaram as escolas somente a partir de 14 de janeiro, sem apresentar a documentação exigida dentro do período estipulado, também foram incluídos automaticamente nessa lista. A previsão é que o ano letivo de 2026 tenha mais de 316,8 mil matrículas em todo o Estado.

Esses estudantes continuarão sendo atendidos, conforme a abertura de novas vagas ao longo do processo, mas sem garantia de escolha da escola de preferência. A matrícula será efetivada na unidade que tiver vaga disponível no momento da convocação.

Em caso de dúvidas sobre vagas ou procedimentos, a orientação da Seduc é que os pais ou responsáveis procurem a Diretoria Regional de Educação (DRE) do município onde residem para obter esclarecimentos.

A pasta também lembra que a fase de solicitação de matrícula para estudantes público-alvo da educação especial (Paede) ocorreu entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2025. Em Cuiabá, o período foi de 29 de outubro a 10 de novembro, enquanto nos demais municípios aconteceu de 30 de outubro a 10 de novembro.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o cumprimento dos prazos é essencial para a organização da rede e para garantir previsibilidade às famílias.

“A matrícula ocorrerá na escola que tiver vaga disponível no momento da convocação. Nosso compromisso é garantir que nenhum estudante fique fora da escola. Os prazos são fundamentais para organizar a oferta de vagas, a distribuição dos estudantes e o funcionamento das escolas. Quando o calendário é respeitado, todos ganham, principalmente os alunos”, afirmou.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais