Conforme levantamento registrado pela pasta, entre 1º e 20 de janeiro de 2025, foram registrados 80 autos de Infração no sistema, a maioria relacionada a omissões de viagens e atrasos. Uma ocorrência específica destacou um veículo com elevador defeituoso, essencial para acessibilidade.
Além disso, foram emitidas 19 notificações por irregularidades em itens como: Faróis: Iluminação inadequada ou ausente, comprometendo a segurança; Campainhas: Defeitos que dificultam o atendimento ao desembarque dos passageiros; Escapamento: Vazamentos ou danos, causando emissão irregular de ruídos ou poluentes; Ar-condicionado: Equipamentos inoperantes, afetando o conforto dos passageiros; Borracha das portas: Danos que comprometem a vedação e segurança.
“Os veículos com irregularidades recebem prazos para reparo, que variam de dois a cinco dias. Em casos graves, como falhas de segurança, a retirada imediata de circulação é exigida, e o veículo só retorna após aprovação em nova vistoria. Multas aplicadas variam de R$ 250,00, no caso de omissões de viagens, a R$ 5.000,00, por exemplo, para elevadores inoperantes”, explicou a secretária da Semob, Regivânia Alves.
A Semob conta com equipes móveis compostas por duas viaturas e três motociclistas que atuam em três turnos diários, incluindo o período noturno, pontuou Alves. Essas equipes monitoram a pontualidade dos ônibus, atendem reclamações e verificam itens de segurança, como faróis, elevadores e bancos.
A fiscalização também é reforçada nas garagens das empresas de transporte, com dois tipos de vistorias: Anual: abrange toda a frota, garantindo conformidade por meio do Selo de Vistoriado e a Periódica: realizada de forma contínua, com inspeções aleatórias durante a semana.
Os itens avaliados incluem sistemas de freios, suspensão, motor, direção, bancos, pintura e conforto para os passageiros.
“Desde que assumi, o compromisso de fiscalizar e melhorar o transporte público é uma prioridade. Nossa equipe está motivada e atuante, buscando respostas rápidas para as demandas dos munícipes. Essa dedicação já se reflete no aumento significativo dos autos de infração aplicados, que visam garantir um transporte público de qualidade para todos. As ações da Semob reforçam o compromisso da gestão com um transporte público eficiente, seguro e acessível para a população cuiabana”, concluu o prefeito.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!