A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), edição de 2025, será realizada nos dias 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As datas foram confirmadas durante o lançamento da feira, na manhã deste sábado (24), durante o “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil”, no Sesc Arsenal. A FIT Pantanal é realizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso – Fecomércio, Sesc, Senac e IPF (Instituto de Pesquisas e Análise da Fecomércio) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
O presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, em sua fala na solenidade de lançamento da FIT Pantanal 2025, ressaltou que a expectativa para o evento do próximo ano é ambiciosa. “Queremos superar os 300 expositores da edição de 2024 e atrair mais de 65 mil visitantes. Além disso, a realização deste evento movimenta não apenas o turismo, mas também a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes, e comércios de Cuiabá e Várzea Grande”, completou.
Para a edição de 2025, a FIT Pantanal terá como tema central o desenvolvimento econômico, social e sustentável, sempre priorizando as atividades turísticas diversificadas presentes nos três biomas de Mato Grosso (Amazônia, Cerrado e Pantanal), e na região do Araguaia.
Com isso, os pontos de destaque serão o turismo rural e a agricultura familiar, que vem atraindo e agradando o público nas últimas edições, com os diversos serviços e produtos oferecidos.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério do Turismo destacou que 64% dos brasileiros, ao escolherem seus roteiros turísticos, preferem destinos menos movimentados. “Esse dado reforça a importância de eventos como a FIT Pantanal, que destaca as belezas naturais de Mato Grosso, oferecendo destinos tranquilos e acessíveis, que encantam tanto os moradores do estado quanto turistas de todo o Brasil”, enfatizou José Wenceslau.
De acordo com uma pesquisa internacional, divulgada este mês no Global Travel Market Report da Phocuswright, uma empresa de análises dos EUA, o Brasil está entre os 15 maiores mercados de viagem do planeta, tendo recebido 5,9 milhões de estrangeiros em 2023.
“Isso demonstra o nosso imenso potencial para atrair ainda mais visitantes estrangeiros também para o nosso estado”, completou o presidente do Sistema Comércio, que ainda agradeceu a parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec-MT, à Secretaria de Agricultura Familiar, ao Sebrae e aos demais parceiros do evento.
Para 2025, a grande novidade na FIT Pantanal ficará por conta do espaço que será destinado ao público jovem e às famílias, com atividades de interação, buscando atrair cada vez mais as novas gerações e a integração familiar, por meio do turismo.
Além disso, para a edição do próximo ano, haverá a ampliação das exposições em auditórios e pavilhões. Rodadas de negócios nacionais e internacionais, de forma presencial, serão promovidas pelo Sebrae, parceiro da FIT Pantanal.
O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, falou sobre a importância do momento para o turismo de Mato Grosso. “Como é bom ver o Sesc Arsenal, esse patrimônio da nossa cidade ocupado nessa manhã de sábado. E como é bom estar com esse Feirão do Turismo, trazendo desconto, trazendo oportunidades, para a gente conhecer aquilo que é nosso, conhecer aquilo que é seu. Aqui, reflete claramente o momento atual do turismo, um momento de união. Não tem como falar do desenvolvimento do Estado sem o turismo. É a cadeia que emprega, é a cadeia que desenvolve outros setores e transforma as cidades”, enfatizou.
O evento contou com a presença da deputada federal Gisela Simona, do deputado estadual Carlos Avalone, da diretora superintendente do Sebrae, Lélia Brun, do presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, e a ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jaci Proença.
Feirão do Turismo
O lançamento da FIT Pantanal 2025 abriu o evento Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, realizado no Sesc Arsenal, durante todo o sábado.
Os visitantes puderam adquirir passeios e pacotes turísticos de Mato Grosso, e outros destinos, para o período de baixa temporada, com descontos. Ao todo, 20 expositores estiveram presentes. Também foi possível adquirir pacotes de forma on-line, de empresas com o selo “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil”. O evento, que em Mato Grosso se deu com a adesão da Sedec à iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), ocorreu simultaneamente em 14 capitais do país e de forma virtual.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!