A redução de impostos e a desburocratização do acesso às políticas de incentivos fiscais adotadas pelo Governo de Mato Grosso desde 2019, aliadas à segurança jurídica, favorecem o processo de industrialização do Estado. A avaliação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, em entrevista ao programa RDTV News, do portal de notícias RDNews, divulgada nesta quarta-feira (22.02).
"As mudanças geradas a partir de 2019, de incentivar o empreendedorismo, de facilitar o investimento, de democratizar o crédito e o acesso às políticas de desenvolvimento, trouxeram esse resultado: Mato Grosso é o estado com menor taxa de desemprego, é a indústria que mais cresce, estamos aumentando nossa produção agrícola e tivemos incremento na indústria de etanol de milho. Essas ações estão nos fazendo colher frutos nesse processo de industrialização", pontuou o secretário.
César Miranda destacou que o movimento é impulsionado tanto pelas ações e investimentos do Governo de Mato Grosso nos últimos anos, em áreas como segurança pública, infraestrutura, saúde e educação, quanto pelo potencial produtivo do Estado, que lidera nacionalmente na produção de soja e algodão, por exemplo.
"Mato Grosso é muito pujante, tem um governo que dá condições ao empresário, que faz políticas sérias, e, fora isso, tem a produção da matéria-prima que os empresários precisam para industrializar. Então, é um processo natural. Chegou o momento do Estado industrializar seus produtos", observou.
O secretário pontuou os investimentos realizados nos segmentos do algodão e milho para o fortalecimento da indústria de biocombustível e têxtil em Mato Grosso. Atualmente, o Estado é responsável por cerca de 80% da produção nacional, conforme a União Nacional do Etanol de Milho.
César Miranda ainda ressaltou o avanço na conclusão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), de Cáceres, cuja obra foi retomada na primeira gestão do governador Mauro Mendes.
A ZPE conta com uma área aproximada de 240 hectares e foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, com a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais, promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico, e aumentar a competitividade das exportações brasileiras. A expectativa, segundo César Miranda, é que a primeira parte do espaço seja inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!