VERdade

Inmet alerta que seca vai se agravar, principalmente na região Amazônica

Por Da redação PNBOnline.com
Publicado em 24-07-2024 às 15:08hrs
Clima de deserto

A estiagem que afeta grande parte do Brasil deve se intensificar nos próximos dias, conforme indica o último boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dados recentes mostram que a umidade relativa do ar caiu para níveis alarmantes em várias localidades.

A situação é agravada pela falta de chuvas generalizadas, que continua a impactar severamente a região Amazônica. A grande amplitude térmica é outra característica marcante, com temperaturas variando drasticamente entre a noite e o dia. Em Porto Velho (RO), por exemplo, a temperatura oscilou entre 17,8ºC e 36,4ºC no último domingo.

Enquanto áreas no extremo norte da região Norte, na costa do Nordeste e no extremo sul ainda têm alguma previsão de chuvas, a maior parte do país, incluindo o Centro-Oeste e o Sudeste, permanecerá seca. O Nordeste, particularmente, enfrentará chuvas esparsas, restritas principalmente à costa.

A Metsul Meteorologia alerta para o aumento das queimadas, especialmente no sul da Amazônia, Cerrado e Pantanal, devido à persistência de uma massa de ar seco que domina a maior parte do território brasileiro. Esta condição está associada a uma umidade relativa do ar entre 10% e 15% durante as tardes, níveis típicos de regiões desérticas e que podem representar riscos significativos para a saúde, como doenças respiratórias.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais