Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostrou que 75,20% dos consumidores vão às compras para celebrar o Dia das Mães. A sondagem, feita com 528 entrevistados, também revelou que 85% pretendem adquirir dois presentes, sendo que 72,01% decidem a compra após saber o que a mãe deseja ganhar.
Perfumes e cosméticos lideram a preferência, com 43,26% das intenções, seguidos por roupas e calçados (21,88%). Outros itens como bolsas, utensílios domésticos, artigos para cama e banho, flores, livros, plantas e dinheiro somam 17,56%. Acessórios foram mencionados por apenas 8,14% dos participantes.
A CDL Cuiabá estima que mais de 345 mil pessoas circularão pelas lojas nas próximas semanas, injetando aproximadamente R$ 230 milhões na economia local. “Mais da metade dos consumidores (58,78%) realiza pesquisa de preços antes da compra”, afirma o presidente da entidade, Júnior Macagnam. Ele diz ainda que 32% fazem isso com uma semana de antecedência, 31% com até três semanas, 22% com 15 dias e 15% deixam as compras para a véspera.
As lojas físicas seguem como principal canal de compra, sendo escolhidas por 72,52% dos entrevistados. As compras online somaram 22,90% e outros canais, 9,40%. “É um dado que chama atenção e mostra que o lojista precisa inovar para atrair o cliente”, destaca Macagnam. A decisão sobre onde comprar está ligada à praticidade (32,32%), possibilidade de ver o produto (30,34%) e fatores como fidelidade e variedade (24,94%).
No domingo do Dia das Mães, a maioria dos consumidores (70,41%) planeja comemorar em casa. Outros 22,85% pretendem ir a restaurantes, 4,87% aos shoppings e 1,87% preferem parques. O cenário indica oportunidades para segmentos como supermercados, confeitarias e serviços de entrega.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!