Mais de 120 servidores passaram pela estação de bem-estar desenvolvida pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) durante a Semana da Saúde do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Serviços de pesagem, cálculo do índice de massa corporal (IMC), aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal, diagnóstico nutricional, rastreamento de sedentarismo e aplicação da vacina contra a influenza foram ofertados durante os cinco dias da ação.
A Semana da Saúde do TCE-MT foi realizada nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de abril e além de ofertar exames clínicos e laboratoriais aos servidores, também foi lançada a pesquisa “Perfil Nutricional e Completo de Servidor Público Adulto”. Os dados do levantamento ajudarão a traçar as condições de saúde dos servidores e, se necessário, estipular uma rotina de acompanhamento mensal por parte da equipe multidisciplinar do NQVT.
A coordenadora do NQVT do TCE-MT, Estela Biancardi, explica que, ao longo da semana, também foi proporcionada a realização de exame de sangue, para diagnóstico e acompanhamento da diabetes, colesterol e o perfil lipídico, que servirão para traçar uma nova diretriz em relação aos cuidados da saúde dos servidores.
“De posse desses exames, nós vamos criar grupos de acompanhamento. Como por exemplo, um grupo de obesos, de diabéticos e de hipertensão, para poder dar maior assistência com a nossa equipe de profissionais daqui do núcleo. E depois nós vamos fazer a segunda etapa, que é entregar esses resultados ao médico para fazer um acompanhamento de perto", salienta.
A nutricionista do TCE-MT, Nara Nardez, destaca que o objetivo principal da ação é fazer o monitoramento de pessoas que possam ter ou desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “Muitas pessoas deixam de fazer o acompanhamento anual e analisar o nível de glicose no sangue, o colesterol, a circunferência abdominal, que são fatores que podem dar indicativos de riscos aumentados para desenvolver essas patologias. E não podemos esquecer que melhor que o tratamento é a prevenção."
cardiologista, pediatra para atender meus filhos, além de fisioterapeuta. Ter esse atendimento dentro do ambiente de trabalho é maravilhoso, por não ter custo algum e não precisar deslocar-se. Gostamos muito desse acompanhamento do TCE que é estendido para todos que trabalham aqui."
Atuando há 13 anos no cerimonial do TCE-MT, Márcia Torres classificou a iniciativa como uma ação humanizada, que mostra o cuidado para com os servidores. “É uma ação preventiva, que nos ajuda a evitar situações que podem complicar a nossa saúde lá na frente. Eu fiz exame de sangue, aferi a pressão, passei pela enfermeira e pela nutricionista também. Isso é zelo com o servidor e sua família, principalmente com aqueles que não tem condições de pagar pelo serviço de saúde privado ou via convênio."
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!