ECONOMIA

Mais de 47 mil famílias de Cuiabá estão com contas em atraso

Por Da redação PNBOnline.com
Publicado em 24-06-2024 às 07:00hrs
Quanto aos principais tipos de dívidas, o cartão de crédito se destaca somando 79,2%.

A quantidade de famílias cuiabanas com contas em atraso atingiu 47.774 em maio, segundo aumento consecutivo e o maior nível no ano, se aproximando, inclusive, do número apurado em maio de 2023, quando 52.136 estavam nessa condição. O número é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Além disso, a pesquisa também revela uma sequência de dois meses de queda no índice de famílias endividadas, totalizando 87,2% ou, em números absolutos, 179.983. Desse total, 43,4% disseram estar pouca endividadas, 33,6% mais ou menos endividadas e 10,1% muito endividadas. Apesar da sequência de queda no índice, na relação anual houve um crescimento de 7,31%, ou seja, um aumento de aproximadamente 12,2 mil famílias na capital mato-grossense nessa condição em um ano.

Quanto aos principais tipos de dívidas, o cartão de crédito se destaca somando 79,2%, seguido dos carnês com 26%, financiamento de carro com 6,2% e financiamento de casa com 4,4% de ocorrência. Em seguida, o crédito consignado e o crédito pessoal representam 3,9% e 3,8% das dívidas, respectivamente, além do cheque especial que soma 1,4%.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o baixo nível de famílias com levado grau de endividamento, o que dá margem para um aumento do consumo para o futuro. “Apesar do grande número de endividados, a maioria se encontra pouco endividada e parte significativa pretende quitar suas dívidas totalmente, o que é muito favorável ao planejamento das famílias e possibilidade de novos consumos para o futuro”.

É o que revela a pesquisa da CNC, no que se refere à quitação das dívidas em atraso, onde 40% acreditam quitar parcialmente no próximo mês e 29,2% acham que quitarão totalmente, sendo que 29,9% afirmaram que estão entre 3 e 6 meses comprometidos com dívidas e 71,4% dos endividados está com a renda comprometida entre 11% e 50%.

Com isso, Wenceslau Júnior explica que “o cenário de aumento dos endividados é positivo a partir da ótica de aumento do consumo, porém os recuos observados nos últimos períodos podem ser perspectiva para aumento dos gastos a prazo no futuro”.

No terceiro mês consecutivo de crescimento, as famílias endividadas chegam a 78,8% a nível nacional, a CNC acredita que este processo está atrelado à diminuição na taxa de juros, com a inadimplência se mantendo no mesmo percentual de abril, de 28,6% das famílias com contas em atraso. No cenário anual, com variação de 0,5 pontos percentuais, o total de endividados cresceu e o de inadimplentes recuou.

“Nos últimos três meses, o cenário de aumento dos endividados é positivo a partir da ótica de aumento do consumo, porém os recuos observados nos últimos períodos podem ser perspectiva para aumento dos gastos a prazo posteriormente”, conclui o presidente do Sistema Fecomércio Mato Grosso.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais