A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que até o último domingo, a colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingiu 66,3% da área plantada no país. Nota-se um pequeno atraso de 3 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior, porém houve um avanço de 2 pontos percentuais em apenas uma semana.
Dentre os estados em plena atividade de colheita da oleaginosa, Mato Grosso se destaca, com 95,5% da área já colhida, seguido por Mato Grosso do Sul, com 90%.
O Rio Grande do Sul, que foi o último a iniciar a colheita, registra 3% da área já ceifada, apresentando um avanço de 2 pontos percentuais. Com isso, todos os Estados produtores estão concentrados na colheita da safra 2023/24.
Quanto ao milho, a colheita da primeira safra alcançou 42,8% da área plantada no país, representando um avanço de 5,8 pontos percentuais em relação à semana anterior e 0,9 ponto percentual em comparação com a temporada passada. Diversos estados já começaram a retirada do cereal do campo, incluindo Rio Grande do Sul (76%), Santa Catarina (78%), Paraná (87%), São Paulo (75%), Minas Gerais (28%) e Bahia (2,6%).
Além disso, a Conab relatou que o plantio da segunda safra de milho atingiu 96,8% da área prevista até o domingo, com um avanço significativo de 4,5 pontos percentuais na semana e 5,7 pontos percentuais à frente do mesmo período da temporada anterior. Estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins já concluíram o plantio, enquanto o Maranhão (99%), Paraná (96%) e Mato Grosso do Sul (94%) estão próximos da conclusão.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!