
Em 2026, Mato Grosso vai participar de pelo menos 17 feiras de turismo no Brasil e no exterior para divulgar o Pantanal, Cerrado, Amazônia e as praias do Araguaia. Do total das feiras do setor, quatro são internacionais, o que reforça o processo de internacionalização do turismo de Mato Grosso. A agenda inclui feiras voltadas ao ecoturismo, pesca esportiva, observação de aves, negócios e experiências sustentáveis.
Entre os eventos programados estão a Pesca Trade Show (12 a 14 de março), WTM Latin America (14 a 16 de abril), Avistar (15 a 17 de maio), Birdfair (10 a 12 de julho), Fishing Show (30 de julho a 1º de agosto), Expocruz (18 a 27 de setembro), FIT América Latina (26 a 29 de setembro), ABAV Expo (30 de setembro a 2 de outubro), WTM Londres (3 a 5 de novembro) e Festuris (12 a 15 de novembro), além de eventos como BNT Mercosul, Feneart, Fenacee, Salão do Turismo, ABETA, Fenaba e Meeting Brasil.
A ampliação da presença em feiras ocorre em um momento de avanço da internacionalização do turismo em Mato Grosso, já que dados aéreos de 2025 apontam que, entre janeiro e outubro, 22.595 turistas estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. No mesmo período, foram vendidos 34.234 bilhetes de voos internacionais com destino ao estado.
Os principais países emissores foram Estados Unidos (25,83%), Portugal (17,46%), Chile (8,26%), França (8,25%), Argentina (7,64%), Espanha (5,81%), Itália (4,55%) e Reino Unido (4,24%), o que demonstra a diversidade da procura.
Além da promoção em feiras, o Governo de Mato Grosso também tem investido em obras turística, criando condições para o crescimento do setor. Em 2025, cinco importantes obras foram entregues pela Sedec, por meio da Adjunta de Turismo.
![]()
A Orla de Santo Antônio de Leverger foi inaugurada em dezembro de 2025, somando-se a outras entregas realizadas ao longo do ano. Em Tangará da Serra e Barra do Garças foram concluídos centros de eventos, enquanto em Jaciara houve a revitalização de praças e melhorias na Avenida Tupiniquins.
Além disso, seguem em execução projetos voltados ao fortalecimento da infraestrutura turística em diferentes regiões do estado, como as orlas de São Félix do Araguaia, Luciara, Cáceres e Barão de Melgaço, além do Congódromo de Vila Bela da Santíssima Trindade e do Memorial Rondon.
Para a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda, investir em turismo é investir no desenvolvimento do estado, pois é um segmento econômico que traz impacto financeiro nos municípios.
“A participação de Mato Grosso nas principais feiras de turismo é estratégica para ampliar a visibilidade dos nossos destinos e fortalecer a presença do estado no mercado nacional e internacional. Aliada a isso, a entrega de obras e a execução de projetos de infraestrutura turística garantem que o estado esteja cada vez mais preparado para receber visitantes, impulsionando o desenvolvimento regional e a economia local”, explicou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!