UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

POLITICA

Moretti anuncia criação da 1ª política pública voltada ao bem-estar animal

Por Secom Pref. VG
Publicado em 28-04-2025 às 08:45hrs
No mês dedicado à causa animal e à prevenção contra os maus-tratos e crueldade, a prefeita inicia a elaboração de um plano de governo municipal de acolhimento e conscientização
Moretti anuncia criação da 1ª política pública voltada ao bem-estar animal

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a criação do Plano Municipal de Bem-Estar Animal. A primeira iniciativa em prol da causa animal, no Município, começa a ganhar ‘corpo’ e representa mais um compromisso de campanha cumprido. A meta é transformar essa ação inédita, na história da política local, em um plano de Estado.

O Plano Municipal foi anunciado justamente no Abril Laranja: mês da prevenção contra a crueldade animal, à protetora voluntária Aldineia Correia Guimarães, durante uma audiência com a prefeita.

Moretti destaca que não há, e nunca houve, recursos destinados à causa animal no orçamento municipal, e que por força da legislação, hoje, não é possível atuar nessa frente, já que demanda o envolvimento de secretarias municipais e merece ter ações contínuas, permanentes. Entre as Pastas que vão atuar diretamente na Política Municipal de Bem-Estar Animal estão a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, a de Assuntos Estratégicos, a de Saúde e a Procuradoria Municipal.

“Temos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, que nós dá um prazo de 12 meses para implementar ações voltadas a esse tema. Além desse cumprimento legal, queremos e precisamos ir além e implantar de forma definitiva um plano de Estado totalmente voltado à causa animal. Várzea Grande nunca olhou para essa necessidade, que é também um caso de saúde pública”, argumentou a prefeita.

O momento para a iniciação das tratativas para criação desse Plano Municipal é mais que oportuno como destacou a própria prefeita. “Estamos executando um orçamento que nos foi deixado e obviamente não há previsão de recursos para essa causa. No entanto, estamos dando os primeiros passos para elaboração do nosso orçamento e do nosso PPA para 2026-2029. Esse é o momento perfeito para implantação de um projeto de lei estruturado. Mas para isso, precisamos da participação ativa da sociedade, de ativistas e façam a diferença no atendimento dos animais”, defendeu.

O Procurador-Geral do Município, Maurício Magalhães, reforçou que em breve serão discutidos o PPA e a LOA 2026, que serão orçamentos elaborados pela atual gestão, justamente considerando o plano de governo Flávia e Tião.  O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento para os próximos quatro anos do município, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Já a LOA, ou a Lei Orçamentária Anual, traz o orçamento para o próximo ano fiscal, detalhando as receitas (previsão de arrecadação) e as despesas (gasto público). É um documento legal fundamental que define como o dinheiro público será arrecadado e gasto.

Aldineia cuida de mais de 30 gatinhos em cinco bairros do grande Cristo Rei, há 12 anos. Para ela, o Plano Municipal vai ajudar bastante, especialmente se houver recursos, possibilidade de parcerias, para castração e atendimento médico veterinário. “Como protetora individual, eu custeio ração e remédios. Somente de ração de gato adulto são 320 quilos por mês. Eventualmente há ajuda, mas poder contar com uma política de bem-estar animal será um marco e um diferencial em Várzea Grande”.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais