CULTURA

"O mais importante movimento popular do país", diz diretor sobre o filme "Diretas Já"

Por Túlio Paniago
Publicado em 13-05-2021 às 18:02hrs
Documentário baseado na vida de Dante de Oliveira concorre ao troféu do Cinemato

Entre 1983 e 1984, imensas manifestações exigiam eleições presidenciais pelo voto direto. A Emenda Dante de Oliveira, proposta por um jovem deputado de mesmo nome, expressava esse desejo popular e se tornou um dos símbolos do movimento. Esta é a premissa do documentário “Diretas Já”, de Marcelo Santiago e Rodrigo Piovezan, que concorre na Mostra Competitiva de Longas-Metragens do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato).

A produção fica disponível ao público a partir da tarde desta sexta-feira (14) até às 18h de sábado (15) na plataforma Amazônia Flix. Basta acessar este link e realizar um rápido cadastro.

“Foi o mais importante movimento popular e político brasileiro. Todos os partidos, de diferentes ideologias, se juntaram para um só fim, que era derrubar a ditatura militar e conquistar o voto direto, a escolha de eleger o presidente da república através do voto”, comenta Piovezan, da BetaCine.

Embora o filme trate de um assunto de interesse nacional, o público mato-grossense tem um atrativo a mais por ser uma obra baseada na vida de Dante de Oliveira, ex-governador do estado e autor da célebre Emenda.

“A Lei da Emenda do voto direto foi feita por um mato-grossense, um cuiabano que teve um destaque nacional muito grande. Por isso, quem assistir o filme, vai ver imagens emocionantes”, adianta Piovezan.

Os diretores tiveram acesso a registros históricos cedidos pelo Instituto Dante de Oliveira, bem como da TV Cultura, da TV Bandeirantes e outros acervos. Além destes arquivos, a narrativa é composta por depoimentos de importantes figuras que vivenciaram o período, como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Pedro Símon, Eduardo Suplicy, Osmar Santos, Chistiane Torloni, Fafá de Belém, Fagner.

A escolha por depoentes que estavam dentro do movimento visa abordar o tema com a maior profundidade possível. “Os entrevistados vão conduzindo a história, contando os bastidores”, explica Piovezan, e complementa que “Osmar Santos, por exemplo, foi o locutor oficial das Diretas”.

Os realizadores garantem que se trata de um filme completo, capaz de tocar emocionalmente e intelectualmente. A obra apresenta um recorte de todo este período histórico, desde o início da ditatura, em 1964, até as Diretas Já. “É um material muito emocionante, rico politicamente, ideologicamente”, pontua Piovezan.

E embora a Emenda Dante de Oliveira tenha sido rejeitada pela Câmara, em abril de 1984, ainda assim o movimento se consolidou historicamente como um episódio fundamental para o fim da ditatura. “É um registro desse período turbulento, mas que o povo e a classe política saíram vitoriosos contra a ditatura militar”, avalia.

Por fim, o diretor se diz lisonjeado pela seleção do filme e ressalta a importância de mostras e festivais de cinema. “Festival é um momento único em que se consegue reunir filmes que às vezes não chegam ao grande público”, conclui.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais