SAÚDE

Obra da Escola de Saúde Pública alcança 94% de execução

Por secom Gov.MT
Publicado em 29-12-2025 às 09:42hrs
Com investimento de R$ 32 milhões, a Escola poderá realizar até 21.600 capacitações por ano

A Escola de Saúde Pública (ESPMT), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), passa por uma ampla reforma e modernização de sua estrutura física. Em 2025, a obra atingiu 94% de execução.

Com a nova estrutura, a ESP-MT amplia sua atuação e passa a oferecer não apenas capacitações, mas soluções estratégicas para o fortalecimento do SUS, atuando na formação de lideranças, inovação em saúde, qualificação de especialistas, educação digital, EduComunicaSUS (projeto que contempla a comunicação para a promoção da saúde) e apoio direto aos territórios.

Referência na formação e qualificação de profissionais da saúde, a Escola organiza e oferta ações educacionais em todos os níveis de ensino,  da formação técnica à pós-graduação, integrando educação, gestão, prática assistencial e inovação.

“Estamos investindo na Escola de Saúde Pública porque acreditamos que a qualificação dos profissionais é fundamental para fortalecer o SUS em Mato Grosso. Com uma estrutura mais ampla e adequada, a unidade passa a atender um número maior de alunos e contribui para a educação permanente dos profissionais de saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Segundo a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira, o investimento reforça o compromisso com a educação permanente dos profissionais da área.

“O avanço da ESP-MT demonstra o comprometimento do Governo do Estado com uma saúde pública mais qualificada, resolutiva e conectada às necessidades da população”.

A superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, ressalta que a ampliação do espaço permitirá qualificar mais profissionais e aprimorar os serviços prestados à população mato-grossense.

“Com a ampliação das salas e com um auditório com tecnologia de ponta, a unidade poderá especializar mais profissionais da saúde, garantindo também a educação continuada para que cada vez esses profissionais possam aprimorar suas habilidades, garantindo qualidade no atendimento dos pacientes nas unidades de saúde”, afirmou.

A nova infraestrutura contará com oito salas de aula com capacidade para 30 alunos cada uma, uma sala para até 60 pessoas, e um auditório para 150 participantes.

A reforma também abrange biblioteca, estúdio, cozinha, refeitório e setor administrativo. Os espaços foram pensados para favorecer metodologias ativas, educação híbrida, produção audiovisual e atividades que contemple interprofissionais.          

Após a conclusão das obras, a Escola de Saúde Pública poderá realizar até 1.800 capacitações por mês, em diversas modalidades, totalizando até 21.600 capacitações por ano.

A secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, reforçou o empenho das equipes envolvidas na execução do projeto.

“Essa é mais uma reforma em que as equipes de obras da SES se empenham em entregar. Estamos trabalhando para que ela seja entregue com espaços modernos para o aprendizado desses profissionais”, concluiu.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais