ECONOMIA

Plantio da soja atinge 8,81% da área no Mato Grosso, diz Imea

Por Da redação J1Agora
Publicado em 13-10-2024 às 12:03hrs
Semeadura é lenta e produtores da região enfrentam desafios, como clima adverso e queimadas

O plantio de soja em Mato Grosso atingiu 8,81% da área estimada para a safra 2024/25 até esta sexta-feira (11), segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Essa evolução representa um aumento de 6,73 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas o avanço ainda é considerado atrasado devido ao início da temporada seco.

O aumento das queimadas na região preocupa os agricultores, impactando diretamente o calendário de plantio. Lucas Costa Bêber, presidente da Aprosoja-MT, destaca a urgência de implementar medidas de prevenção e manejo. O atraso das chuvas forçou os produtores a recorrer a áreas irrigadas por pivô central, mas a fumaça reduz a luminosidade, levando muitos a adiar o plantio para garantir melhores condições de fotossíntese e produtividade.

Além de comprometer a soja, o atraso nas chuvas também afeta o plantio do milho, ampliando as preocupações sobre a produção de ambas as culturas. Bêber ressalta a importância do plantio direto sobre a palha, que conserva a umidade do solo e recicla nutrientes, contribuindo para a produtividade. Essa prática se torna essencial, pois as queimadas exigem altos investimentos em controle e representam riscos à segurança e ao patrimônio dos produtores.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais