19ª Legislatura
A posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o biênio 2021-2023 acontecerá na próxima segunda-feira (01), às 9h. Pela primeira vez na história, a cerimônia será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, com o objetivo de evitar propagação do novo coronavírus (Covid-19).
Na ocasião, o atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), será reconduzido ao cargo para o seu terceiro mandato. A deputada Janaína Riva (MDB) permanecerá como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Serão empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.
O supervisor legislativo da Secretaria de Serviços Legislativos (SSL) da ALMT, Gabriel Barros, explica que, ao contrário do primeiro biênio da legislatura, não há um rito regimentalmente definido para a posse da mesa diretora no segundo biênio. Nesta cerimônia, a deputada Janaina Riva, na condição de vice-presidente da mesa que está se encerrando, dará posse ao novo presidente. Em seguida, Eduardo Botelho empossará os demais membros.
A nova mesa diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data - aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura - ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020. A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012.
Sessão legislativa – A instalação da nova sessão legislativa ocorrerá na terça-feira (2), às 9h, também de forma remota. Na ocasião, será apresentada a Mensagem do Poder Executivo.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!