PI 13216 CAMPANHA QUEIMADAS de 01 a 07 SETEMBRO 2025

POLITICA

Potência exportadora, Mato Grosso mostra sua força no comércio internacional

Por Secom Gov.MT
Publicado em 07-09-2025 às 11:12hrs
Estado apresenta potencial exportador e reforça estratégia de promoção comercial na Ficomex 2025, em Goiânia
Potência exportadora, Mato Grosso mostra sua força no comércio internacional

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, participou nesta quinta-feira (4.9) da abertura da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), em Goiânia (GO). O evento segue até sábado (6) e conta com representantes de 100 países de quatro continentes, por meio de embaixadas e câmaras de comércio.

Mato Grosso participa com estande próprio, reforçando a política de promoção comercial que o Estado vem desenvolvendo nos últimos anos. De janeiro a agosto de 2025, Mato Grosso exportou US$ 20,1 bilhões, consolidando-se como o quarto maior exportador do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os principais produtos da pauta foram soja, algodão e carnes, tendo a China como principal parceiro comercial e entrega produtos para 151 países.

“Quero parabenizar a diretoria da ACIEG (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás) por esse evento fantástico que continua crescendo a cada ano, assim como o governo de Goiás e o governador Ronaldo Caiado, pelo trabalho exemplar de promoção comercial e atração de investimentos. Isso se conecta diretamente com o que temos feito em Mato Grosso ao longo dos últimos seis, quase sete anos”, afirmou o secretário.

César destacou a recente criação da agência estadual de promoção comercial e atração de investimentos de Mato Grosso, a Invest MT, comparando a experiência com iniciativas de outros estados.

“Agora nasceu a nossa agência de promoção comercial e, pelo que vi aqui, Goiás também está estruturando a Investe Goiás. Essa promoção é fundamental, porque produzimos com sustentabilidade, preço justo e excelente qualidade. Precisamos mostrar isso ao mundo, conquistar novos mercados e avançar na industrialização do que produzimos, agregando valor às nossas exportações”.

Na abertura do evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comentou a ausência do governador Mauro Mendes, que não pôde comparecer em razão de uma queda.

“Infelizmente, o meu colega e conterrâneo anapolino, Mauro Mendes, não pôde estar presente porque sofreu uma queda. Mas está bem. Como ortopedista, estou cuidando da costela dele e posso garantir que não terá complicações. Ele sempre foi parceiro dos nossos eventos e deixou um abraço a todos”.

Caiado destacou ainda a relevância da feira para a inserção internacional dos estados do Centro-Oeste na pauta de exportação brasileira, especialmente com as commodities.

“O impacto comercial da Ficomex é essencial. Ela já é referência internacional e, a partir de 2026, passará a ser realizada também em outros continentes e se consolida como uma das mais relevantes feiras de negócios do Brasil”.

A importância da feira foi reforçada por representantes de instituições nacionais. A responsável pela da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no Centro-Oeste, Cíntia Faleiro, avaliou que a Ficomex amplia o alcance do setor produtivo.

“É um momento oportuno de aproximação entre governos, instituições e empresas. Mato Grosso, como maior exportador do Centro-Oeste, tem papel decisivo nesse debate e muito a contribuir para a expansão do comércio exterior brasileiro.”

Na cerimônia, marcaram presença autoridades políticas e representantes diplomáticos, incluindo o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, país que é hoje o principal destino das exportações brasileiras e também das mato-grossenses. O cantor Gusttavo Lima, embaixador da feira, também participou da abertura.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais