O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (15), no terraço do Palácio Alencastro, a imperatriz Cibelle Bojikian e os demais festeiros do Senhor Divino para o tradicional chá com bolo. Ele lembrou que, quando era deputado estadual, apresentou um projeto de lei sancionado em 2013, que instituiu a "Festa do Senhor Divino Espírito Santo" da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá no calendário oficial do Estado. Neste mês, a lei completará 10 anos.
Os secretários Francisco Vuolo (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico) e Aluizio Leite (Cultura, Esporte e Lazer) também estavam presentes.
A festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade cuiabana, cuja celebração remonta aos tempos do Brasil Império. "Cuiabano de tchapa e cruz, e prefeito de todos os cuiabanos, hoje somos uma nova Cuiabá, mas com os mesmos sentimentos, devoção e respeito à nossa história, tradição, religiosidade e costumes. É um orgulho muito grande receber todos os fiéis, colaboradores e todos aqueles que têm no Senhor Divino a inspiração da nossa cultura, religiosidade e da inabalável fé do povo cuiabano. São 164 anos de uma das mais tradicionais festas populares que representam a cuiabania. A fé cristã, a fé católica, a devoção do povo cuiabano ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá e a fé cristã vêm dos 304 anos da nossa capital, estão intrínsecas ao descobrimento de Cuiabá e foi com base nessa fé que a população cuiabana conseguiu superar-se ao longo desses três séculos e formar hoje uma das cidades mais incríveis do país. E no dia 20 de maio, a lei 9.918, que colocou a festa do Senhor Divino no calendário oficial de eventos de Mato Grosso, completará seu aniversário. Quando criei essa lei, estava em meu terceiro mandato como deputado estadual, e a imperatriz da época era a juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva", lembrou ele.
O secretário de Agricultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, destaca que a festa é um momento de fé e união. "Essa é a história de Cuiabá, não há como a Prefeitura deixar de abrir as portas e estender os braços ao Senhor Divino. Ele é o grande mestre que nos abençoa e conduz nossos passos. E o prefeito, juntamente com nossa primeira-dama, Marcia Pinheiro, são a extensão de nossa religiosidade e de nossa fé. É muita alegria e colocamos nossa gestão e nossos colaboradores para que ele continue nos abençoando com muita fé, paz e união", disse.
A imperatriz Cibelle Bojikian falou sobre a importância de manter essa tradição. "Quero agradecer ao prefeito, aos secretários e aos devotos do Senhor Divino. É muito importante este momento com a cuiabania percorrendo as ruas de Cuiabá e elevando a tradição de 164 anos. E sempre com a ajuda do prefeito Emanuel Pinheiro para manter essa linda festa que é tradição", comentou.
Confira abaixo a programação da Festa do Senhor Divino:
14 de maio
18h – Cenáculo ( Mov. Sacerdotal Mariano)
18h30 – Santa Missa
19h – Levantamento do Mastro do Senhor Divino
15 de maio
7h30 – Recepção da Bandeira do Senhor Divino pelo Governador
(Chá com Bolo na Antiga Residência dos Governadores)
Inicio das Esmolas do Senhor Divino
20h – Primeira novena na casa do imperador.
15 a 24 de maio
Novena / Coroa do Divino nas residências dos festeiros.
24 de maio
Novena na casa da Imperatriz
25 de maio
Jantar – Baile dos Festeiros – Hotel Fazenda Mato Grosso
27 de maio
09h – Santa Missa dos Festeiros – Catedral Basílica Senhor Bom Jesus
17h – Santa Missa e após Procissão
20h – Show na Praça Alencastro com Padre Cleidemar Moreira
Comunidade Canção Nova e Banda Regional
Quermesse e Jantar Típico
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!