O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a primeira-dama, Samantha Íris, receberam no Palácio Alencastro o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, e discutiram projetos de cooperação entre a capital mato-grossense e o país europeu.
Durante o encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (22), ficou decidido o envio de um projeto à Câmara Municipal, visando tornar Cuiabá “cidade irmã” de Vinnystsia. O conceito estabelece mecanismos para troca de experiências, parcerias e coorperação nos setores culturais, econômicos, sociais e diversos outros.
Na reunião, Abilio reconheceu que Vinnystsia tem uma similaridade territorial muito parecida com a de Cuiabá, considerando rios, parques e atividade econômica.
Ainda na pauta, Brunini ressaltou solidariedade ao povo ucraniano em relação ao período de guerra vivido pelo país.
“Me solidarizo com o momento. Ninguém deseja a guerra e o conflito. Como ex-deputado federal acompanhados de perto essa situação que traz desconforto. Cuiabá está de braços abertos. Temos ucranianos aqui. Toda parceria, compartilhamento de tecnologia, estamos abertos e o que pudermos fazer para o povo ucraniano, conte com a gente”, argumentou o prefeito.
O prefeito destacou o acolhimento do povo cuiabano, que é notório e cultural. Informação que alegrou Andrii.
“Honestamente falando, o governo brasileiro não tem demostrados apoio ao povo ucraniano. Fico feliz com essa recepção e hospitalidade”, afirmou o embaixador, destacando as possiblidades de cooperação entre Cuiabá, o estado de Mato Grosso, a cidade Vinnystsia e a Ucrânia como um todo.
Após o diálogo, prefeito e embaixador trocaram presentes regionais, em sinal de cortesia e fortalecimento cultural.
O secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, o adjunto Gustavo Vandoni e a secretária de Comunicação, Ana Karla, também participaram da reunião.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!