
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) celebrou seus 50 anos em grande estilo nesta quinta-feira (27.11), durante um jantar especial no Centro de Eventos UniSenai, em Cuiabá. Embora a data oficial de fundação seja 25 de novembro, o encontro marcou o ponto alto das comemorações do cinquentenário da instituição, que há meio século atua como a principal voz da indústria mato-grossense, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do estado.
Entre os destaques da noite, os convidados foram presenteados com a estreia de uma música inédita composta pelo músico Pescuma, em parceria com o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, e Ulisses Serotini. A canção ganhou vida na interpretação de Pescuma, Henrique e Claudinho, acompanhados pela Orquestra do Sesi Mato Grosso.
A noite também foi marcada pelo lançamento do livro “Fiemt 50 anos: um legado de desenvolvimento para Mato Grosso”. A obra resgata a memória institucional da Federação, revisitando desafios enfrentados, conquistas históricas e, principalmente, as pessoas que dedicaram esforço e visão para construir o caminho que hoje se celebra. Um vídeo exibido no telão apresentou trechos e bastidores da produção, destacando a importância do registro histórico.
Em seu discurso na celebração dos 50 anos da Fiemt, o presidente Silvio Rangel emocionou o público ao relembrar sua trajetória pessoal, destacar o legado construído pela instituição e reforçar o papel estratégico da indústria no desenvolvimento de Mato Grosso. Ele homenageou lideranças históricas, reconheceu o trabalho dos sindicatos e colaboradores e convocou o setor a seguir unido na construção de um futuro ainda mais inovador e competitivo para o estado.
“Chegamos aos 50 anos porque milhares de pessoas acreditaram e continuam acreditando na força transformadora da indústria. A Fiemt nasceu em um estado com apenas 54 indústrias e hoje representamos mais de 16 mil estabelecimentos. Essa evolução emociona, porque ela é feita de histórias, de trabalho duro e de coragem. A indústria é o que vai levar Mato Grosso a um novo patamar de desenvolvimento, tecnologia e qualidade de vida. Estamos celebrando o passado, mas, acima de tudo, firmando um compromisso com o futuro: seguir fortalecendo nosso ecossistema industrial e preparar o estado para os próximos 50 anos”, comemora.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou a relevância histórica e futura do setor industrial para o desenvolvimento do estado. “Celebrar 50 anos da nossa indústria é olhar para o passado com respeito, mas, sobretudo, enxergar o presente e o futuro de um estado que se tornou potência mundial na produção de alimentos e que tem todas as condições para ampliar ainda mais sua indústria. Pouquíssimas regiões do planeta produzem tanto quanto nós e ainda preservamos 60% do nosso território”, celebra.
Durante a noite de celebração, também foram revisitadas as ações que marcaram o cinquentenário do Sistema Fiemt. Entre elas, as sete edições do Fórum da Indústria, que percorreram todas as regiões do estado promovendo diálogo e integração; a Corrida da Indústria, realizada pelo Sesi MT; as inaugurações de novas unidades do Sesi e do Senai; e a Expoind MT, a primeira feira de negócios da indústria mato-grossense.
Mérito Industrial reconhece trajetórias de destaque
Outro ponto alto da celebração foi a entrega do Mérito Industrial Governador Júlio Müller, honraria máxima da Fiemt. A escolha do ex-governador como patrono da comenda reconhece e eterniza uma personalidade que contribuiu decisivamente para o progresso econômico e social de Mato Grosso.
A concessão do mérito é realizada pelo Conselho de Representantes da Fiemt, após parecer favorável de uma comissão especial composta por representantes da Fiemt, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Academia Mato-Grossense de Letras. Seis personalidades receberam a homenagem neste ano, em reconhecimento ao impacto de suas trajetórias no fortalecimento da indústria.
Mauro Mendes
Indicado pelo presidente da Fiemt, o atual governador do estado é engenheiro eletricista formado pela UFMT, empresário e uma das principais lideranças públicas de Mato Grosso. Ex-presidente da Fiemt por seis anos, deixou importante legado ao setor produtivo. Como prefeito de Cuiabá, teve gestão reconhecida pela eficiência. No Governo do Estado, promoveu o reequilíbrio fiscal e liderou o maior ciclo recente de obras públicas, sendo reeleito em 2022.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!