VERdade

Prefeitura de Cuiabá apresenta implementação da Agenda 2030 no 1° Seminário Estadual dos ODS em Mato Grosso

Por Secom PMC
Publicado em 10-06-2024 às 09:35hrs
O evento reuniu os principais representantes dos setores públicos e privados, com o objetivo de promover e incentivar novas ações sustentáveis no estado de Mato Grosso.

Representando a Prefeitura de Cuiabá durante o 1° Seminário Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso: "Meio Ambiente, Sociedade, Estado e Desenvolvimento Sustentável", promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso no dia 04 de junho, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Alex de Deus, superintendente de Regulação, Fiscalização e Manejo dos Resíduos Sólidos da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e gestor da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) na capital falou sobre a implementação da Agenda 2030, sendo esse um compromisso assumido pela gestão Emanuel Pinheiro que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e os 10 princípios do Pacto Global da ONU.

Convidado como palestrante, o gestor de Desenvolvimento Sustentável que falou sobre a implementação da Agenda 2030 no município, detalhou como foi desde o início. “Ainda em 2018, iniciamos as ações buscando adaptar a cartilha do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), sendo esse, à época, o único documento disponível, que foi elaborado para ser utilizado em nível nacional, para a realidade do município. Iniciamos a localização dos ODS no plano de governo e, em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a UFMT, começamos um projeto piloto para incluir os ODS no software utilizado pelo Tribunal, para acompanhar os indicadores de governo da Prefeitura de Cuiabá.”

O gestor explicou ainda como foram feitas as construções de importantes propostas aprovadas pelo prefeito, entre elas a Lei Municipal nº  6352/2019, sendo a primeira lei voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Bem como, a Lei Complementar n° 515/2022, que criou o IPTU SUSTENTÁVEL, oferecendo benefícios econômicos aos munícipes que implementam técnicas sustentáveis em seus imóveis, proporcionando descontos de até 25% no valor do imposto territorial urbano do município. “Uma importante contribuição do município com o meio ambiente, principalmente para a redução de impactos relacionados ao desenvolvimento sustentável urbano, como alagamentos, ampliação da área de sombreamento e redução da temperatura, incentivo ao uso da energia solar, entre outras”, assegurou Alex de Deus.

Alex de Deus também destacou a preocupação do Prefeito Emanuel Pinheiro com a implementação da Governança Climática do Município de Cuiabá e apresentou o projeto que está sendo desenvolvido para auxiliar o município no combate a ilegalidades no manejo de resíduos sólidos da construção civil e limpa fossas. “Essas ações, quando inibidas, trarão inúmeras benfeitorias ao meio ambiente e à qualidade de vida da população”, pontuou o gestor.

O seminário, uma iniciativa do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Comitê Estadual de Mato Grosso, coordenado pelo professor de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Kapitango-a Samba, contou com a parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais