ECONOMIA

Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes

Por Secom Gov.MT
Publicado em 14-05-2024 às 10:07hrs
Desde que começou a ser implementado em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5.700 relatórios para os locais monitorados

O Programa de Evolução Digital (PED) no Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), monitorou a reputação online de cerca de 1.500 locais turísticos, em 71 municípios do Estado, que possuem presença digital nos principais canais de avaliações e vendas de pacotes online, como Google, TripAdvisor, Booking, Hotéis.com, entre outros.

O objetivo do programa é melhorar a presença digital dos atrativos, equipamentos e destinos turísticos de Mato Grosso, com foco na melhoria dos serviços prestados aos visitantes. Para isso, a Sedec utiliza a Plataforma TrustYou, que fornece indicadores e relatórios sobre o monitoramento, com base nas avalições e opiniões dos visitantes/turistas.

O PED Turismo é uma iniciativa do turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, que conquistou o 2º lugar no 3º Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Gestão de Dados e Inteligência no Turismo”, em dezembro de 2023.

“O PED Turismo possui o IDTur, que é um índice exclusivo do turismo de Mato Grosso e contribui para monitorar a capacidade de interação dos locais dentro do programa, com foco na evolução da presença digital e na busca pela melhoria dos serviços prestados”, explica Leandro.

Desde que começou a ser implementado, em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5,7 mil relatórios para os locais monitorados, mensalmente, com indicadores de desempenho dos negócios, a partir das avaliações dos visitantes.

Para auxiliar os empreendedores do turismo, são realizadas capacitações sobre o programa e técnicas sobre como melhorar a presença digital em canais como Google e TripAdvisor. Os cursos já foram realizados em Sinop, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Jaciara, com mais de 320 participantes.

Conforme as informações da Plataforma TrustYou, em 2022 houve mais de 215 mil avaliações recebidas em canais como Google, Booking, Hotéis.com, Expedia e TripAdvisor, com um desempenho de 88.17 pontos e uma taxa de resposta de 15% pelos locais monitorados.

“Em 2023, após o monitoramento pelo PED Turismo, aumentamos a taxa de resposta para 20% e o desempenho para 89.02 pontos. Atualmente temos mais de 1.350 locais sendo monitorados”, aponta Leandro.

A gerente geral do grupo JF Hoteis, proprietária da Pousada Sol do Araguaia, Pousada Águas Quentes e Araguaia Hotel, em Barra do Garças, e o Hotel Avenida Plaza, em Querência, Anna Barros, diz que o PED Turismo é uma importante ferramenta de feedback.

“Agora que eu estou começando a receber os relatórios e percebo o quanto eles nos ajudam a melhorar o nosso trabalho. Participei da capacitação e não tinha ideia de como é importante a gente melhorar a nossa reputação na internet. Espero que haja capacitações mais vezes para que possamoss melhorar ainda mais”.

Para ela, as capacitações devem envolver toda a hotelaria, do proprietário aos colaboradores, para que compreendam a importância da avaliações e saibam onde estão os pontos positivos dos estabelecimentos e o que pode ser melhorado.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais