Otica seu Filó

ECONOMIA

Programa irá capacitar empresas mato-grossenses a realizarem gestão eficiente de resíduos

Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MT
Publicado em 15-05-2025 às 08:54hrs
O programa “Micro e Pequena Empresa Lixo Zero” é resultado de uma parceria entre o Centro Sebrae de Sustentabilidade e o Instituto Lixo Zero Brasil
Programa irá capacitar empresas mato-grossenses a realizarem gestão eficiente de resíduos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), e o Instituto Lixo Zero Brasil assinaram um termo de colaboração que cria o programa estadual “Micro e Pequena Empresa Lixo Zero”. A iniciativa irá atuar na capacitação de empreendedores e funcionários públicos para realizarem gestões eficientes de descarte correto de resíduos.

O acordo foi assinado na última quarta-feira (07), durante a abertura do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), no auditório da sede do Sebrae Nacional, em Brasília/DF.

O programa fornece consultorias aos participantes por meio de cursos gratuitos da plataforma “Academia Lixo Zero”, além de promover encontros através de palestras, campanhas e premiações em todo o estado.

As empresas e órgãos públicos que seguirem as instruções da metodologia técnica de formação receberão o “Selo Lixo Zero”, que reconhecerá o compromisso com a sustentabilidade e economia circular.

Segundo o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a parceria visa trazer um impacto positivo no tratamento dos resíduos produzidos diariamente pelos estabelecimentos e que, em muitas vezes, são destinados de forma irregular.

“Apesar de que, no Brasil, 58% das micro e pequenas empresas fazerem a destinação correta dos resíduos secos, ainda há uma parte que necessita estar antenada e consciente do impacto que estes rejeitos possam causar ao meio ambiente. E, também, precisamos trabalhar os resíduos orgânicos, que podem resultar em compostagem, assim proporcionando 100% de eficiência no descarte de tudo que é consumido nos estabelecimentos”, destaca.

O Instituto Lixo Zero Brasil trabalha com uma metodologia que oferta uma gestão baseada na qualidade total e melhoria contínua do processamento de resíduos e colabora para uma busca de resultados eficientes, econômicos e sustentáveis, melhorando a produtividade e reduzindo custos, como explica o presidente Rodrigo Sabatini.

“Nosso acordo prevê, já no curto prazo, a implementação de formações práticas e acessíveis para empreendedores, além da identificação de boas práticas locais que serão valorizadas e difundidas em todo o estado. Também teremos ações-piloto em diferentes setores, demonstrando como o conceito Lixo Zero pode ser adaptado à realidade de cada negócio. Isso significa visibilidade para quem faz diferente, oportunidades de qualificação e inclusão em uma nova economia, mais inteligente e comprometida com o futuro”, detalha o presidente do instituto.

O acordo foi assinado durante o painel “Adaptação e Mitigação Climática”, mediado pelo diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, no qual também estiveram presentes a coordenadora da unidade de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto, representando o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o coordenador do Instituto Clima e Sociedade, Roberto Kishinami e a fundadora da Revoada Sustentabilidade, Deborah Batista.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais