Grandes clubes exigem jogadores de alto nível em campo e por aqui, 50 jovens atletas cuiabanos sonham em competir profissionalmente. Eles passaram por uma seleção criteriosa e desde março deste ano, integram o projeto Revelação MT, lançado oficialmente nesta semana, na sala de Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Investir na formação técnica e educacional dos jogadores de futebol, nascidos em famílias de baixa renda, ganhou adesão do presidente da ALMT, deputado Botelho (União Brasil). A novidade já tem fila de espera. Outros 150 jovens, na faixa etária de 11 a 17 anos, aguardam acesso à preparação de alto desempenho.
As famílias dos novos jogadores de futebol compareceram para celebrar a formalização da parceria entre Associação dos Servidores do Legislativo Estadual e Municipal (Aslem), ALMT e a empresa Staff Sports BR, que atua no gerenciamento da carreira dos participantes. “É muito satisfatório poder contribuir com um projeto de inclusão social, diminuindo a criminalidade, tirando meninos das ruas e levando para sala de aula. Pois se não tiver frequência escolar, não poderá treinar habilidades com a bola e usufruir de todo aparato que a proposta oferece”, disse Botelho.
Após o lançamento do projeto Revelação MT, o estudante Victor Costa Lara, 16 anos, foi surpreendido com a informação do diretor do Staff Sports BR, Allan Luz: no dia 26 de junho o adolescente fará teste no Grêmio Futebol Clube em Porto Alegre (RS). “Não esperava essa notícia, estou muito feliz. Esse projeto dá oportunidade para muitos atletas. Agora, vou dar o meu melhor para passar nos testes”, disse, emocionado. Para ele, jogar num grande time é sinônimo de técnica, bom salário e prestígio.
Disciplina também faz a diferença numa partida, segundo Allan Luz. “Por isso, todos da família devem compreender a nova metodologia de trabalho, que possibilita o alto rendimento”, diz o especialista em desenvolvimento de performance. A diarista Rosenildes Antônia, 46 anos, quatro filhos e mãe do zagueiro Victor Lara, acompanha de perto a rotina de treino do caçula. “É um esforço que vale a pena. Agradeço a escolinha que está dando esta oportunidade. Estou muito feliz! Deus abençoe que ele realize esse sonho”, diz confiante.
Mais adolescentes podem ingressar no time do projeto Revelação MT. A primeira etapa do recrutamento foi em março, no bairro Três Barras e, ainda neste mês, ‘a peneira’ será nos bairros Coxipó e Planalto, em Cuiabá. Os treinadores afirmam que dos 50 atletas eleitos, ao menos 12, estão em condições de chegar logo no patamar de alto nível. Esse dado demostra o potencial dos atletas da capital.
“Muitas dessas pérolas estão perdidas nos bairros e precisam ser resgatadas”, afirma o presidente da Aslem, Edwardes Quintiliano. O compromisso do presidente da ALMT com os menores que praticam o esporte também foi destacado. “Temos a vontade de levar esse projeto para o interior do Estado com apoio do poder público, iniciativa privada e família. Botelho tem um olhar muito humano e disse não medir esforços para atender nossos jovens, que vão poder disputar campeonatos nacionais e internacionais”, acredita Quintiliano.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!