Em Cuiabá e Rondonópolis, a Virada Sustentável Mato Grosso promoverá atividades em locais de lazer a céu aberto e áreas verdes que são essenciais para a sustentabilidade, saúde e bem viver da população, como parques e praças. Foram selecionados espaços que equilibram a temperatura, protegem matas nativas com vegetação típica do Cerrado e espécies de animais endêmicas, além de abrigarem cursos d´água, como córregos, riachos e nascentes. Em Rondonópolis, o evento ocorrerá nos dias 29 e 31 de maio e 1º de junho e em Cuiabá, entre os dias 4 e 8 de junho.
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema, cuja programação é construída em parceria com artistas, coletivos e organizações da sociedade civil. Ações descentralizadas alcançam diversos públicos distribuídas por vários pontos da cidade com atividades de formação, debate, oficinas, seminários, exposições e mostras, além de apresentações culturais e intervenções artísticas.
A escolha dos parques e áreas de lazer a céu aberto levaram em consideração a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade urbana, mantendo ecossistemas saudáveis e resilientes. Esses locais oferecem ainda um contraponto à alta concentração de edificações e asfalto das áreas urbanas, auxiliando na regulação da temperatura, garantindo conforto térmico e mitigando os impactos das ilhas de calor. Em total sintonia com os espaços, a programação estimula, especialmente, a reflexão sobre a necessidade de convivência harmônica dos visitantes com as espécies locais.
Em Mato Grosso, o evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Instituto Virada Sustentável e viabilizado com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, via Instituto Rumo. A programação foi pensada em conjunto entre as duas instituições realizadoras e honra o compromisso com o meio ambiente e uso consciente dessas áreas. Também tem apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e TV Centro América.
Saiba onde a população de Cuiabá e Rondonópolis poderá participar das atividades da Virada Sustentável Mato Grosso:
Parque Zé Bolo Flô | Cuiabá
Localizado no Coxipó, o parque tem a importante função de preservar um dos últimos remanescentes de mata do entorno do Rio Coxipó e ainda, espécies de aves como o beija-flor, sabiá-laranjeira e o bem-te-vi rajado. O parque de 60 hectares recebeu esse nome em homenagem ao poeta e cantor ambulante chamado José Inácio da Silva, que vendia bolos e flores na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. Seu apelido, Zé Bolo Flô, era derivado do seu grito de vendedor.
Endereço: Rua Nova Iguaçu, 2, bairro Coophema
Horário de Funcionamento: das 06h às 17h30
Parque Massairo Okamura | Cuiabá
Situado em área de proteção ambiental, o Massairo Okamura é um escudo verde na região do Centro Político Administrativo, com 51 hectares. O parque localizado no bairro Morada do Ouro protege as nascentes dos córregos do Barbado e Moinho, que tributam ao rio Coxipó. Tem também moradores especiais, como saguis, preás, udus-de-coroa-azul, beija-flores, curiós e canários da terra. Já na área urbanizada do Parque, destinada ao lazer, tem cerca de 2 km de trilhas, sanitários públicos e centro para educação ambiental. Conta ainda com a Praça das Nações Indígenas, cujo projeto arquitetônico remete à arquitetura dos indígenas bororo. Abriga também passagem de água, mirante e espelho d´água e a praça "Boé Bororo", além de um palco para atividades comunitárias.
Endereço: Centro Político Administrativo
Horário de Funcionamento: das 06h às 17h30
Parque Mãe Bonifácia | Cuiabá
Com 77 hectares, abrigou um quilombo em que Mãe Bonifácia, que dá nome ao parque, cuidava da população negra que resistia à escravidão. Na história recente, abrigou também a antiga sede de treinamento do Exército. O parque possui um sistema organizado de instrução aos visitantes com um centro específico. Possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante e praça cívica. Por lá podem ser avistadas aves como araras, tucanos e beija-flores, além de mamíferos como preás, saguis e outros pequenos primatas.
Endereço: Av. Miguel Sutil - Duque de Caxias
Horário de Funcionamento: das 06h às 17h30
Parque das Águas | Cuiabá
Outro importante ponto de visitação da capital, o Parque das Águas tem 27 hectares, ciclovia e área destinada a bares e restaurantes, abertos tanto durante o dia quanto no período noturno. É um local multiuso, onde a população desfruta de momentos de lazer e prática esportiva, onde também são realizadas feiras e apresentações artísticas. É também reconhecido por abrigar vasta diversidade de fauna, povoado por biguás, iguanas, jacarés e capivaras, estas, que costumam se misturar à paisagem, desfrutando do grande lago.
Endereço: Avenida Hermina Torquato da Silva – Centro Político Administrativo
Horário de funcionamento: Aberto 24h, exceto, área de restaurantes, que opera em horário comercial/dia e noite
Casario/Cais | Rondonópolis
O Casario é um importante patrimônio histórico e um dos cartões-postais da cidade. O complexo arquitetônico e sociocultural é composto por 24 casas feitas de adobe e de alvenaria, estilo anos 40, que dispõe de um conjunto histórico e cultural carregado de significados. A primeira casa construída no Casario data de 1930, e novas construções foram realizadas nas décadas de 50 e 60. Uma parte deste complexo foi transformado em uma área de circulação ampla, aberta, totalmente calçada com pedras de paralelepípedos, ajardinada, com banheiros públicos, palco e espaço para os comerciantes servirem os visitantes.
Endereço: Av. Marechal Rondon, 156, Centro
Horário de funcionamento: Aberto 24h
Horto Florestal | Rondonópolis
Já o Bosque Municipal Isabel, com seus 16 hectares, se configura como um refúgio com árvores nativas, que desempenha um papel vital na conservação da fauna e flora típica do Cerrado. Por esse motivo, tem papel de destaque como espaço de conservação ambiental, além de ser um centro de educação ambiental. Possui pista de caminhada e infraestrutura para atender os visitantes, como quiosques e banheiros.
Endereço: Vila Goulart
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h às 20h, exceto às sextas-feiras (24h)
Praça do Pôr do Sol | Rondonópolis
Por fim, este é o maior e mais completo espaço de lazer ao ar livre da cidade, com projeto paisagístico moderno, infraestrutura completa e diversas opções de entretenimento. Por esses motivos, a praça se tornou um ponto de encontro para famílias, esportistas e entusiastas da cultura.
Endereço: Av. Dom Bosco, Residencial Sítio Farias
Horário de funcionamento: Aberto 24h
Parque das Águas | Rondonópolis
Localizado na região central, onde o córrego Arareau deságua no Rio Vermelho, o parque é o mais novo espaço de visitação da cidade e conta com ponte de integração com o Cais. Possui fontes de jatos d´água, espelhos d´água, ciclovia, pistas de caminhada, skate e quadras poliesportivas, além de academias ao ar livre. Com área total de 270 mil m², inclui parques com brinquedos para crianças, mirante e área de preservação ambiental.
Endereço: Av. Dom Wunibaldo, 62-176, Centro
Horário de funcionamento: Aberto 24h
Fique alerta à divulgação da programação completa da Virada Sustentável, em breve, disponível no site oficial www.viradasustentavel.org.br e no Instagram @viradasustentavelmatogrosso.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!