SAÚDE

Saúde de Várzea Grande faz alerta para baixa procura da vacina contra gripe

Por Secom Pref. VG
Publicado em 24-05-2025 às 10:01hrs
Cobertura vacinal também está aquém do ideal nos grupos prioritários. Secretaria frisa que vacina é segura e salva vidas!
Saúde de Várzea Grande faz alerta para baixa procura da vacina contra gripe

A gripe está aí e pode trazer complicações sérias, principalmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde mais frágil. Em Várzea Grande, a vacinação contra a influenza está acontecendo, mas a adesão ainda está muito baixa: apenas 14,25% do público-alvo tomou a vacina até agora. São 14.675 doses aplicadas, volume muito abaixo do ideal.

A Secretaria Municipal de Saúde acende o alerta e reforça: “É hora de procurar a unidade de saúde mais próxima e se proteger. Estamos preocupados com a baixa cobertura vacinal, especialmente, entre os grupos prioritários. Essa vacina salva vidas e está disponível gratuitamente”, afirma Alessandra Carreira, gerente de Vigilância Epidemiológica. Ela lembra que a vacina é segura e ajuda a evitar casos graves de gripe, internações e até mortes.

Fazem parte do grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; Idosos; Pessoas com doenças crônicas como diabetes, problemas no coração, pulmão ou rins; Pessoas com deficiência; Trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, caminhoneiros; População em situação de rua e pessoas privadas de liberdade, entre outras. “Se você faz parte de um desses grupos, não deixe para depois. A gripe pode parecer simples, mas pode virar um problema sério de saúde. A vacinação é uma atitude de cuidado com você, com sua família e com toda a comunidade. Vamos juntos proteger Várzea Grande”, reforça Alessandra.

Para facilitar o acesso à vacina, a Secretaria de Saúde vem elaborando o projeto “Vacinação Volante”, que vai levar as equipes até escolas e bairros mais afastados, onde não há unidades de saúde próximas. A ideia é ir até onde as pessoas estão e aumentar a cobertura vacinal o mais rápido possível. A previsão é de que o projeto inicie no mês de junho.

Enquanto isso, as vacinas seguem disponíveis nos postos de saúde de toda a cidade. Basta levar um documento com foto e a caderneta de vacinação (se tiver).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais