O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) fez a entrega oficial da obra “Quintal Cuiabano”, do artista Gervane de Paula, no dia 24 de julho, no Museu Nacional da República, em Brasília. A pintura, um óleo sobre tela de grandes dimensões (2,06 x 1,54m), passa a integrar o acervo permanente do Museu como resultado de uma doação institucional.
A solenidade contou com a presença da diretora do da diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun e do diretor Técnico André Schelini, da diretoria do Museu, Fran Favero e do subsecretário de Patrimônio Cultural do Governo do Distrito Federal, Felipe Ramon Moro Rodriguez.
A doação é resultado da participação do artista na exposição “Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso”, realizada pelo Sebrae/MT em Brasília, celebrando os 50 anos de atuação da instituição em Mato Grosso.
Para Lélia Brun, a doação representa o compromisso da instituição com a valorização da cultura e da economia criativa. “O Sebrae/MT acredita que fortalecer a cultura é também fomentar o desenvolvimento dos nossos territórios e das nossas pequenas empresas criativas. A obra de Gervane de Paula carrega em suas cores e formas a alma de Mato Grosso. Doar essa obra ao Museu Nacional da República é também partilhar com o Brasil e o mundo um pedaço da nossa história”, afirmou.
“Fomentar a economia criativa é parte do nosso propósito. Gervane é um símbolo da potência cultural mato-grossense e da força das expressões regionais. Que esta obra inspire olhares, pesquisas e conexões”, destacou o diretor Schelini.
Natural de Cuiabá, Gervane de Paula é um dos nomes mais respeitados da arte contemporânea mato-grossense. Sua trajetória remonta ao final dos anos 1970, e desde então, tem participado de importantes exposições nacionais, como a mostra “A Mão Afro-Brasileira” no MAM-SP (1988) e mais recentemente a coletiva “Fullgás – Artes Visuais e os Anos 80”, em cartaz nos Centros Culturais Banco do Brasil do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2025, o artista será um dos convidados da XIV Bienal de São Paulo.
Gervane comentou sobre a alegria de ter sido escolhido e da importância da obra doada. “Esta pintura marca um momento especial em minha trajetória, quando comecei a retratar os quintais do meu bairro, o Araés, em Cuiabá. A arte pode surgir em qualquer lugar do mundo – inclusive no Centro Geodésico da América do Sul. Cuiabá respira história, cultura e tradição. E é disso que essa obra fala”, declarou o artista.
A solenidade contou com a presença da diretora do da diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun e do diretor Técnico André Schelini, da diretoria do Museu, Fran Favero e do subsecretário de Patrimônio Cultural do Governo do Distrito Federal, Felipe Ramon Moro Rodriguez.
A doação é resultado da participação do artista na exposição “Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso”, realizada pelo Sebrae/MT em Brasília, celebrando os 50 anos de atuação da instituição em Mato Grosso. A mostra, levou ao público mais de 200 obras de 50 artistas mato-grossenses e contou com a parceria do Governo do Distrito Federal e do Museu Nacional da República. O evento atraiu mais de 57 mil visitantes.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!