PI 51043 ALM PRESENTES - de 10 a 30 NOV2025

ECONOMIA

Sebrae/MT e Apex Brasil assinam acordo que viabiliza a capacitação dos pequenos negócios do estado para exportação

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 26-11-2025 às 09:48hrs
Evento realizado nesta segunda-feira (24) concretiza o aporte no valor de R$ 2 milhões para o programa PEIEX
SebraeMT e Apex Brasil assinam acordo que viabiliza a capacitação dos pequenos negócios do estado para exportação

Com o objetivo de apoiar o ingresso dos pequenos negócios mato-grossenses no mercado internacional, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) assinaram, nesta segunda-feira (24), o termo de convênio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em evento realizado na sede da Famato, em Cuiabá.

A cerimônia contou com a presença do diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, além de autoridades como senadores, deputados e secretários de governo.

Cerimônia foi realizada no Cenarium Rural e contou com a participação de autoridades

Ao todo, 100 empresas serão selecionadas por edital, e as atividades vão começar em janeiro de 2026. O programa irá oferecer um acompanhamento técnico gratuito, composto por diagnóstico empresarial, consultorias especializadas e elaboração de um plano de exportação com foco em competitividade e inovação. Serão destinados cerca de R$ 2 milhões para o projeto, que terá duração de dois anos.

Para ampliar a diversidade das empresas participantes, serão selecionados 50 pequenos negócios da região metropolitana de Cuiabá, 25 da região norte e 25 da região sudeste do estado, garantindo uma atuação descentralizada e alinhada às vocações econômicas de cada território.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca a parceria entre as instituições. “Esse projeto simboliza o resultado dos interesses coletivos e a união do ecossistema empreendedor do nosso estado. Mato Grosso possui uma nova fronteira econômica que é constituída por diversos segmentos, sobretudo a industrialização das cadeias produtivas internacionais, tendo os pequenos negócios como base”, afirma.

O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, ressalta a força econômica do estado. “Cerca de 40% do comércio exterior mundial está na Ásia e, no final deste ano, iremos assinar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Estes avanços reforçam a necessidade de concentrarmos esforços na capacitação das nossas empresas para a exportação. Mato Grosso precisa estar preparado para atender novos mercados, e essa parceria com a Apex irá contribuir diretamente para esses objetivos”, pontua.

Segundo o ministro Carlos Fávaro, o Brasil tem ampliado sua presença no comércio internacional. “Em três anos, abrimos 491 novos mercados. Nossa meta é alcançar 500, e os resultados têm sido muito favoráveis, possibilitando crescimento e desenvolvimento econômico. Com as iniciativas e parcerias apresentadas hoje, não tenho dúvidas de que o setor econômico e o nosso povo têm muito a ganhar”, declara.

O evento também marcou a inauguração do escritório Apex Brasil na capital, que funcionará na sede da Famato.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais